Blog do Prisco
Destaques

PMSC realiza promoção de oficiais e praças

Ao todo, oito oficiais e 77 praças irão assumir postos acima de suas atuais funções

Na terça-feira, 31, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) promoveu, em todo o Estado, oito oficiais (sendo quatro coronéis e quatro tenentes-coronéis) e 77 praças, que assumirão imediatamente o posto acima das suas atuais funções.

Na Capital, foi realizada uma solenidade na sede do Centro de Ensino Bombeiro Militar de Santa Catarina (CEBM), localizado no bairro da Trindade, com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm, representando o governador Jorginho Mello, do comandante-geral da PMSC, coronel José Aurélio Pelozato da Rosa e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza.

fotos>PMSC, divulgação

Bravura – Entre os praças promovidos, três receberão a promoção por ato de bravura. Os soldados Cauê Mota Ramos e José Flávio Marques Malgarise, em 12 de julho de 2022, em Criciúma, estavam se deslocando para uma ocorrência de acidente de trânsito quando, ao passar em frente a um supermercado viram fumaça preta saindo da janela de um apartamento.

Os policiais iniciaram imediatamente a evacuação dos moradores do edifício, totalizando cerca de 50 pessoas. Enquanto o soldado Cauê Mota Ramos continuava a evacuar os moradores, o soldado Malgarise montou uma linha de combate ao incêndio.

O terceiro policial a receber a promoção por ato de bravura é o cabo Marlon Felipe Schimitz. No dia 23 de junho de 2022 um homem procurou a sede da Polícia Militar em São Carlos para informar que uma mulher havia acabado de se jogar da ponte Jorge Lacerda, que divide os municípios de Águas de Chapecó e São Carlos.
Os policiais foram até o local e lá, diante da situação, o cabo Marlon decidiu entrar na água após visualizar a mulher que havia se jogado. A vazão do rio Chapecó estava muito acima da média devido às fortes chuvas, e mesmo com todo o esforço do cabo Marlon, que nadou nestas condições por cerca de 35 metros e chegou a ficar a cinco metros de distância da vítima, não foi possível alcançá-la após a mesma submergir. Após ser arrastado por cerca de 100 metros, e não ter mais a mulher em seu campo de visão, com dificuldade conseguiu nadar até a margem do rio e sair do mesmo. O corpo da vítima foi encontrado apenas no dia seguinte, infelizmente sem vida.

Valorização – Para a vice governadora Marilisa Boehm, este momento deve ser considerado como uma manifestação de prestígio de consideração aos oficiais e praças da PMSC e do CBMSC. “A promoção é muito importante para a valorização das nossas corporações e daqueles que dão a vida em favor da ordem pública e da segurança dos cidadãos catarinenses”, afirmou Marilisa.

O comandante-geral da PMSC, coronel José Aurélio Pelozato da Rosa, salientou que galgar novos postos ou graduações é indispensável para o sucesso pessoal e da instituição, “pois só assim, teremos uma evolução na qualidade do trabalho que é realizado pela PMSC”, completou.