Blog do Prisco
Notícias Últimas

Deflagrada operação “Bola Murcha” na Capital

A Polícia Civil, através da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (DEIC) deflagrou a operação “Bola Murcha” que resultou no cumprimento de quatro prisões preventivas e cinco Mandados de Busca e Apreensão. Durante a operação um dos investigados com Mandado de Prisão Preventiva não foi localizado.

Trata-se de investigação realizada pela Divisão de Crimes Contra o Patrimônio Público (DCCPP) da DEIC que apurou desvio de valores oriundos da Secretaria Estadual de Esporte e Turismo de Santa Catarina. A fraude consistia no repasse de subvenções para Organizações Não Governamentais (ONG’s) que não realizavam os eventos esportivos.

De acordo com o Delegado Walter Watanabe (foto) através das investigações descobriu-se o modus operandi da associação criminosa que era composta de um ex – Deputado Estadual e ex-Secretário Estadual de Esporte e Turismo, do seu assessor parlamentar e alguns particulares que figuravam como integrantes das ONG’s.  “De acordo com os levantamentos realizados, apurou-se que a associação criminosa desviou dos cofres públicos R$ 551.400,00. Os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, uso de documento falso, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa”, explica o Delegado.

Segundo Watanabe, a operação “Bola Murcha” contou com apoio da Divisão de Defraudações (DD) e LAB-LD da DEIC. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram apreendidos aparelhos celulares dos investigados que serão analisados e ulteriormente encaminhados ao Poder Judiciário.

Após os trabalhos de Polícia Judiciária, os indiciados serão encaminhados ao Sistema Prisional.