Blog do Prisco
Coluna do dia

Políticos na lona

Para quem acha que a imagem dos políticos tupiniquins chegou ao fundo do poço, engana-se. O Instituto Paraná, com sede em Curitiba, foi a campo entre 11 e 14 de junho, entrevistando 2.044 eleitores em 162 municípios do país. E constatou que assombrosos 73,1% dos entrevistados avaliam que o nível de nossas excelências está piorando ano a ano.

Quase que dentro da margem de erro da pesquisa, pífios 4,9% apostam em melhoria da qualidade e do nível dos eleitos brasileiros nos últimos anos. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Na coluna do meio, aparecem 20,4% dos ouvidos. Para este grupo, a qualidade dos políticos se manteve a mesma. Apenas 1,6% não souberam responder, uma taxa de dúvida jamais constatada. Sem sombra de dúvidas, é possível afirmar que o resultado da pesquisa guarda relação de causa e efeito com a maior crise política e econômica desde a redemocratização, iniciada em 1985.

 

Bola da vez

O Ministério Público Federal pediu o bloqueio dos bens do ministro Eliseu Padilha, um dos mais próximos (dentre os que sobraram) do presidente interino Michel Temer. Os procuradores pedem a devolução de R$ 300 mil, acusando Padilha de “empregar” uma funcionária fantasma quando era deputado federal.

 

Que beleza!

Não custa lembrar que três dos ministros que começaram a gestão interina já foram para a guilhotina após denúncias fortíssimas de envolvimento com malfeitos e práticas inconfessáveis. O último, Henrique Eduardo Alves, que desembarcou do Turismo no meio da semana passada, está sendo acusado de possuir conta no exterior (Suiça), com quase 3 milhões de dólares.

 

Blumenau                                                      

Na maior cidade do Vale do Itajaí, o deputado Jean Kuhlmann luta para conquistar o apoio de parte da cúpula do PSD catarinense. Costuras e acordos com vistas ao pleito deste ano e o de 2018 estão dificultando a vida do parlamentar quando o assunto é contar com o entusiasmo de cardeais de sua legenda.

 

Dobradinha?

Em Criciúma, o deputado Cleiton Salvaro (PSB) e a vereadora Tati Teixeira (PSD) têm circulado juntos em eventos.

 

Caminhando

Em sua página no facebook, o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB), nome forte para a disputa da prefeitura de Florianópolis, avisou que voltou a caminhar normalmente. Isso três anos depois do acidente automobilístico que quase lhe ceifou a vida.

 

Céu aberto

Em Balneário Camboriú, há muitos nomes pré-definidos para as cabeças de chapa, mas ainda há muita indefinição sobre as alianças que serão formadas e os vices dos respectivos adversários. Leonel Pavan (PSDB) ainda tenta compor com Fabrício Oliveira (PSB). O tucano pode emplacar o filho, Júnior Pavan, de vice.

 

Colaboração

Raimundo Colombo entrou para a reunião dos governadores com Michel Temer, ontem, esperançoso e defendendo a necessidade de se concluir a novela em torno da dívida dos Estados. O encontro estava previsto para começar às 15h e dava toda a pinta de que entraria pela noite.

 

Avanço

O governador catarinense também declarou antes da rodada que a proposta da União já era um “ganho significativo.”