Blog do Prisco
Notícias Últimas

Políticos tentam evitar fechamento da JBS no Sul

Em mais uma etapa dos esforços para amenizar os impactos econômicos do fechamento da unidade da JBS Alimentos em Morro Grande, no Sul do estado, o deputado estadual Doía Guglielmi, líder da bancada do PSDB na Assembléia Legislativa, agendou e acompanhou, junto com os demais parlamentares, prefeitos e lideranças da região, reunião com o vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira,  no Centro Administrativo, em Florianópolis.  

Deverá ser mantida a estratégia definida na última sexta-feira em reunião na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), com apoio também dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) de propor a empresa para que seja postergado o encerramento das atividades, anunciado para o dia 1 de novembro, para, pelo menos uns 120 dias ou até o final deste ano, afim de que haja mais tempo para buscar e negociar alternativas para a situação.

Deputados e prefeitos do Sul de SC foram recebidos pelo vice-governador (C)
Deputados e prefeitos do Sul de SC foram recebidos pelo vice-governador (C)

 “O setor da avicultura tem grande importância na economia regional e o impacto será muito grande também no setor produtivo familiar, sem contar a vertiginosa queda da arrecadação nos municípios do Vale do Araranguá”, resumiu o deputado Doía Guglielmi, acrescentando que “o parlamento tem a missão de debater e ajudar a encontrar fórmulas para amenizar a situação e buscar alternativas”.

Seguindo essa estratégia, a partir de contatos do vice-governador com representantes da direção nacional da JBS deverá haver nova reunião da comissões representativa na próxima semana, para o prosseguimento das negociações que incluem alternativas como a busca de novas empresas interessadas em assumir a unidade, além de encontro de parlamentares federais com a direção nacional do BNDES e audiências no Ministério da Agricultura. Integrante da Comissão de Agricultura e criador da Frente Parlamentar em Defesa da Avicultura na Alesc, Doía também pretende levar o assunto para debate nos dois  colegiados a partir da próxima semana.

 FOTO>  Deputado Doia  Guglielmi e comitiva se reuniram no gabinete do vice-governador Eduardo Pinho Moreira. ( Jeferson Baldo- Divulgação )