Blog do Prisco
Últimas Notícias

Por proposição de Maldaner, Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai debater a importação do leite

É fato notar que está difícil produzir leite no Brasil. Nos últimos meses, porém, a crise se agravou a tal ponto que, no dia 5 de fevereiro, em reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, as entidades representativas do setor solicitaram ao Ministério da Agricultura medidas emergenciais de apoio à atividade, entre as quais se destaca a suspensão imediata das importações de lácteos da Argentina e do Uruguai.

Para debater e defender este assunto, o deputado federal Celso Maldaner teve nesta quarta-feira (24) seu requerimento de nº 10/2021 aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara Federal que “requer a realização de audiência pública para debater a participação dos países como Argentina e Uruguai sobre as importações e preços praticados dos produtos lácteos e a suspensão das importações e o relacionamento com o Mercosul.

Para Maldaner, existem razões importantes pelas quais a concorrência com o leite importado dos países platinos é injusta. A sua maior preocupação está relacionada as questões tributárias e as regras ambientais, além da produção destes países ser menor do que o próprio consumo, o que demonstra algo errado por traz. “A agropecuária brasileira não tem medo de concorrência, contanto que ela seja justa e é para isso que está trabalhando”, defende o deputado.

Pela importância da proposta, parlamentares das mais diversas regiões do país subscreveram a iniciativa de Maldaner e a audiência vai acontecer de forma remota já nos próximos dias.

Devem fazer parte da discussão OCB, CNA, MAPA, Abraleite, FETAESC, indústria e produtores.