Blog do Prisco
Coluna do dia

Portas abertas

Só agora vazou que, na longa conversa político-eleitoral que o governador e o vice tiveram na semana passada, Raimundo Colombo não fechou as portas para a hipotética renovação da aliança entre PSD e PMDB.

Foi um movimento muito bem calculado. O governador, assim como as pombas da Praça XV, sabe que reedição do consócio governista é uma engenharia das mais complicadas. A começar pelo processo pré-eleitoral, puxado por Gelson Merísio, que controla o PSD, e sua forte movimentação para afastar a turma do Manda Brasa. Na outra ponta, o próprio PMDB já escancarou que não abrirá mão da cabeça de chapa e busca o PSDB como parceiro preferencial.

Ciente do contexto, Raimundo Colombo, ao acenar em direção aos peemedebistas, está é de olho na governabilidade e na consistência da base de apoio na Assembleia Legislativa, onde ainda pretende aprovar projeto importantes, como as extinções da Cohab e da Codesc!

 

Discordância

Pesquisa on line, realizada pelo Instituto Paraná nos dias 3 e 4 de maio com 2.522 internautas, apontou que 67,8% discordam do habeas corpus concedido ao ex-ministro e grão-petista José Dirceu. Espantosos 26,2% dos participantes concordam com a soltura do ex-guerrilheiro, condenado no mensalão e no petrolão (tem mais de 32 anos de prisão para cumprir) e 6% não souberam ou não quiseram opinar.

 

Reviravolta

A eleição para presidente estadual do PT, no fim de semana, em Lages, teve um componente de surpresa. Até a véspera do pleito, o favorito era o deputado Pedro Uczai. Como ele sinalizou a possibilidade de não levar a candidatura ao domingo; outro deputado, Décio Lima, cresceu e venceu o pleito interno.

 

Projeto

Décio, que já esteve com um pé e meio no PDT, agora segue um caminho sem volta: liderar os partidos de esquerda na tentativa de uni-los com alguma viabilidade para a disputa eleitoral de 2018! O nome mais forte para concorrer ao governo é o do próprio Décio Lima.

 

Turismo de eventos

Secretário de Turismo do Estado, Leonel Pavan, manteve para novembro as projeções para entrega do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. A expectativa é de aumento significativo do turismo de eventos na região. O tucano, que já foi prefeito da cidade em três mandatos, visitou novamente as obras do complexo.

 

Contato

O senador Paulo Bauer (PSDB) fez as honras da casa na Fiesc, sexta-feira, e apresentou seu candidato a vice-governador em 2014, o hoje prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, à estrela crescente do tucanato, o também prefeito, só que de São Paulo, João Doria.

 

Convergências

Em um papo rápido, pois o assédio ao alcaide paulistano foi grande, os dois descobriram que têm características em comum: além de terem começado ainda crianças a trabalhar, estão inovando em suas administrações municipais e, pelo menos nos discursos oficiais, não são candidatos a nada em 2018!

 

Será?

Perguntado por Ponticelli se disputaria a presidência, João Doria repetiu o que disse na palestra: não. Sua postura,  contudo, é de candidatíssimo  à sucessão de Michel Temer!

 

Frase

“Nada de diferente ou anormal vai acontecer nesta data, apenas esse interrogatório.” Sérgio Moro, em vídeo e referindo-se à oitiva de Lula da Silva no dia 10.

 

Livre e solto

A julgar pela frase do juiz Moro, destacada aqui na coluna, Lula da Silva não será preso em Curitiba nesta quarta.