Blog do Prisco
Notícias Últimas

Posse dos secretários Geral e da Fazenda de Criciúma ocorre nesta quarta-feira

Arleu da Silveira assume como secretário-geral, enquanto Vagner Espíndola Rodrigues ficará à frente da Secretaria Municipal da Fazenda. Solenidade está marcada para as 10h, no Paço Municipal Marcos Rovaris

A cerimônia de posse dos secretários Geral e da Fazenda de Criciúma ocorrerá nesta quarta-feira (1°), às 10h, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. Na solenidade, Arleu da Silveira será oficialmente empossado como secretário-geral, enquanto Vagner Espíndola Rodrigues assumirá o cargo de secretário municipal da Fazenda.

Arleu da Silveira é bioquímico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor licenciado da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Nas últimas eleições legislativas, foi eleito vereador para o terceiro mandato. Em Criciúma, já presidiu as fundações do Meio Ambiente, Esportes e de Cultura, e exerceu a função de secretário municipal de Saúde e de secretário-geral.

“A ideia é dar continuidade ao trabalho realizado até aqui, com resolutividade e transparência. Para manter a cidade no caminho da saúde, educação e desenvolvimento é preciso seguir num constante empenho das secretarias municipais junto de outras esferas públicas, da iniciativa privada, das instituições de ensino e das organizações da sociedade civil”, ressalta Arleu.

Vagner Espíndola Rodrigues, que deixa a Secretaria-Geral para assumir a Fazenda, é formado em administração, marketing e publicidade e gestão pública, e é MBA em gestão de projetos e gerenciamento de cidades. Ele foi chefe de gabinete em Siderópolis e Criciúma, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), diretor de captação de recursos na Prefeitura de Criciúma, secretário da Fazenda em Treviso e secretário-geral em Criciúma.

 Segundo Espíndola, o período em frente à Secretaria-Geral, que teve início em 2019, foi de muitas conquistas para a gestão municipal como equipe e, consequentemente, para o cidadão.

“Criciúma foi reconhecida, por exemplo, pela transparência pública, pela qualidade em saúde e excelência em gestão. Já na Fazenda, teremos como condutas garantir a liberdade econômica, a responsabilidade fiscal e o não aumento de impostos”, afirma. De acordo com ele, o até então secretário municipal da Fazenda, Felipe Tavares, continuará na pasta, auxiliando na transição e nas futuras atividades internas.

Sobre as secretarias

A Secretaria-Geral é uma unidade administrativa ligada à organização do Gabinete do Prefeito, e que tem como finalidade prestar assessoramento direto e fornecer apoio administrativo ao Executivo Municipal. Já a Secretaria da Fazenda normatiza, dirige e supervisiona a contabilização dos atos e fatos de gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Poder Executivo Municipal.