Blog do Prisco
Coluna do dia

Postura inadequada

Lideranças do PSD, PSDB, PP e do PT de Santa Catarina estão vibrando desde o último fim de semana. Comemoram a rota de colisão deveras sinuosa que se estabeleceu entre os peemedebistas Eduardo Pinho Moreira (vice-governador) e Dário Berger (senador). A troca de farpas via imprensa foi muito intensa, descendo a níveis bem abaixo do respeito básico e da convivência partidária saudável.

Justamente no momento em que o país vive novo assombro econômico, pois ainda não saiu da recessão; e também sob o aspecto político, onde semanalmente os fatos vão aprofundando a crise. Agora com um presidente denunciado, acusado e que poderá responder por corrupção no Supremo Tribunal Federal (STF).

Temer é peemedebista. Correligionário do vice e do senador. Neste contexto, no qual o brasileiro sente o poder aquisitivo ainda aniquilado porque as reformas constitucionais já entraram em compasso de espera, duas lideranças se prestam a bater-boca publicamente. E o pior: caneladas que tem como pano de fundo a escolha do candidato do PMDB a governador em 2018. Isso que estamos em junho de 2017!

Brincadeira tem hora, senhores. Está mais do que na hora de levamos o país e o Estado um pouquinho mais a sério. Lamentável.

 

Luz no campo

Dezenas de prefeitos, vices e vereadores devem comparecer nesta quinta-feira, ao Plenarinho da Alesc, para o seminário que vai tratar da dramática situação das redes elétricas na área de rural de Santa Catarina. Uma comitiva do Rio Grande do Sul, liderada pelo presidente da Comissão de Agricultura do Estado gaúcho, Adolfo Brito, também confirmou participação.

 

Subsídios

Os gaúchos estão mais adiantados e já substituíram boa parte das redes monofásicas, que não atendem mais as necessidades dos agricultores. A iniciativa de levantar esta discussão para apontar soluções é do deputado Natalino Lázare, presidente da Comissão de Agricultura da Alesc.

 

Escola

Lula da Silva faz escola quando o assunto é não responder às acusações de corrupção, formação de quadrilha, associação criminosa, etc. e tal, termos tão em voga entre as principais lideranças do país nos últimos anos. Em seu pronunciamento, esta semana, Michel Temer partiu pra cima do acusador, Rodrigo Janot, tentando desqualificar o procurador-geral. E exigiu a apresentação de provas “concretas” do crime, de corrupção passiva, do qual é acusado. Tudo no melhor estilo do ex-presidente.

  

Na foto

Senador Paulo Bauer, líder do PSDB, e os deputados peemedebistas Celso Maldaner e Valdir Colatto, estavam no grupo parlamentar de apoio a Michel Temer durante o pronunciamento de 17 minutos esta semana. O PMDB catarinense tem cinco deputados federais. Os outros três não atenderam à convocação do Planalto.

 

Queda-de-braço

Em primeira votação, os deputados estaduais aprovaram o projeto que tornava impositivo o Orçamento Regionalizado, um programa de 20 anos da Assembleia. Que comumente é ignorado pelo governo da vez. Mas na segunda votação, o deputado Gelson Merisio entrou em campo e esvaziou a sessão. Na queda-de-braço política, saiu vitorioso sobre o autor do projeto, o presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira.