Blog do Prisco
Coluna do dia

PP e PMDB em Criciúma

Vejam só, praticamente fechada a aliança entre PP e PMDB, em Criciúma. O  prefeito Márcio Búrigo vai buscar a reeleição, tendo como candidato a vice peemedebista de quatro costados,  Acélio Casagrande.

Do outro lado, o PSD tem tudo para indicar a vereador Tati Teixeira como vice do deputado Cleiton Salvaro (PSB). Neste caso, trata-se de  uma tripla retribuição pelas composições em Forquilinha e Siderópolis, onde o PSB apoia o PSD; e também em Joinville. Na maior cidade do Estado, o PSB deixou o PMDB de Udo Döhler para apoiar o deputado estadual Darci de Matos (PSD).

Este contexto no Sul praticamente isola o ex-deputado e ex-prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, que ainda imagina ser candidato. Mas parece óbvio ululante que a Justiça Eleitoral não vai permitir a candidatura do tucano. Como ele deixou as articulações para a última hora, agora ficou emparedado. Ou será obrigado a recorrer ao vereador Ricardo Fabris ou aceita apoiar o primo Cleiton.

 

Política faz coisa

A parceria PP-PMDB no Sul é, digamos, sui generis. Um sinal dos tempos. Porque envolve dois arquinimigos estaduais. Esperidião Amin (PP) e Eduardo Moreira (PMDB), que tem base em Criciúma, cidade que ele já administrou, não sentam à mesma mesa jamais. Nunca. São absolutamente desafetos, mantendo,  inclusive, vários contenciosos judiciais ao longos dos anos.

 

Histórico

Vale lembrar que Márcio Búrigo não apoiou a chapa Paulo Bauer (PSDB) e Joares Ponticelli (do PP, partido do prefeito de Criciúma) em 2014. Sem sombra de dúvidas, este novo movimento do atual alcaide na maior cidade do Sul amplia substancialmente suas perspectivas eleitorais. De qualquer forma, é nitroglicerina pura!

 

Paternidade

“Se essa for a solução para o projeto tramitar mais rapidamente, não vejo problema nenhum”, disse o presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio (PSD), sobre o encaminhamento dos líderes das bancadas para que o Executivo apresente o projeto para o Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, como uma forma de evitar uma demora na tramitação por discussões sobre a constitucionalidade. Merisio entende que o projeto é constitucional, mas reforça que esse debate é o menos relevante agora.

 

Intenção

Para o deputado, o que importa realmente é a intenção e a execução, garantindo que os hospitais filantrópicos tenham acesso aos R$ 100 milhões que a Alesc economizou e quer destinar para as instituições.

 

Poderosa

Na reportagem especial “Onde estão elas?”, o UOL aponta que a deputada Carmen Zanotto desponta na área da saúde e poderia, por esse motivo, ser uma opção para a composição do Ministério do governo Michel Temer.

Na matéria, o UOL conversou com nove mulheres notáveis em suas áreas, que poderiam ter sido convidadas para estar na equipe executiva de Temer.

 

Desafios

Essas personalidades comentam quais são os principais desafios das pastas e como elas fariam para contorná-los.

Carmen, que é enfermeira, falou sobre o risco de um colapso no SUS e a importância  da aprovação da PEC 01/15, que destina mais recursos para a saúde de forma escalonada.