Blog do Prisco
Coluna do dia

“Pré”-campanha a todo vapor

A campanha eleitoral começa, de direito, somente em agosto. Mas todos os principais nomes já estão com o pé na estrada em busca de votos e apoios faz tempo.

Neste fim de semana prolongado, emendado com feriadão de 1º de maio, tivemos mais uma bela amostra da disposição da turma.

No Sul, o deputado Zé Milton reuniu cerca de 400 apoiadores. Fez um balanço do mandato, no qual, registre-se, ele tem se destacado. Foi um evento majoritariamente do PP, mas que contou com a presença do pré-candidato a governador pelo PSD, Gelson Merisio.

Os progressistas reconheceram o “esforço de Merisio para participar do encontro, que representa o seu empenho na consolidação da aliança.”

Já no Oeste, o MDB mostrou sua força e perfil municipalista em Santa Catarina. Em São Lourenço, o partido reuniu parte de suas principais lideranças para uma plateia de mais de  1 mil pessoas.

Nos discursos, o governador Eduardo Moreira e o outro pré-candidato do partido ao governo, Mauro Mariani, praticamente não falaram de alianças. Destacaram a necessidade de melhorar a gestão, ter foco e atender as necessidades da população.

Paulo Bauer, pré-candidato ao governo pelo PSDB, também esteve no Sul. Em agenda própria, mobilizou militantes e simpatizantes em Laguna. E o petista Décio Lima convocou e está articulando o deslocamento de delegação de SC para Curitiba, onde haverá um ato nas proximidades da Superintendência da Polícia Federal, onde Lula da Silva está preso.

 

Sintonias

Embora estejam postulando o mesmo posto, o de cabeça de chapa, Eduardo Moreira e Mauro Mariani ratificaram a sintonia que vêm mantendo no encontro de São Lourenço do Oeste. Assim como Gelson Merisio e Esperidião Amin, pela postura e palavras, no Sul.

 

PSD fora

Julio Cesar Marcellino Junior não será mais o presidente da Junta Comercial do Estado a partir do dia 2 de maio. Há pouco mais de dois anos a frente da Juecesc, Marcellino Jr. implementou uma reestruturação administrativa que implicou a redução do quadro de colaboradores, o corte de custos em aproximadamente 30%, e a implantação do Sistema Digital, ferramenta que permite aos empreendedores abrirem uma empresa pela internet em apenas 40 minutos. Ele é mais um da cota do PSD que sai do governo emedebista de Eduardo Moreira

 

Colombo celebra

O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Raimundo Colombo, comemorou os dados apresentados pelo jornal Folha de S. Paulo, neste domingo, que colocam Santa Catarina como o melhor Estado do Brasil. “Estou orgulhoso como catarinense e também muito fortalecido nesses anos todos de desafios que nós tivemos, de escolhas que nós fizemos”, afirmou Colombo, ao destacar que a matéria repõe algumas verdades sobre os dados do Governo. Recado claro ao sucessor, Eduardo Moreira, que vem detonando a área econômica na era Colombo.

 

Consistência

A reportagem mostra que os números do Estado ficaram acima da média nacional de maneira consistente. “Com uma economia diversificada, o Estado gera emprego na indústria, em polos como Joinville e Blumenau, no comércio e no campo, além de dar espaço para novas empresas de tecnologia, as chamadas startups, em Florianópolis. A taxa de desemprego de Santa Catarina é a mais baixa do país, 6,3%. O rendimento médio do trabalho é o terceiro do país, atrás do Distrito Federal e de São Paulo”, diz o periódico paulista.