Blog do Prisco
Destaques

Prefeita faz contraponto: PDT não fechou com Merisio

A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), entrou em contato com o blog e repassou uma nova versão sobre a reunião extraordinária da cúpula estadual do partido, na segunda-feira. As informações são bem diferentes daqueles divulgadas pelo  gabinete do deputado Rodrigo Minotto. De acordo com a prefeita, os pedetistas não fecharam questão com qualquer candidatura estadual durante o encontro partidário, que foi convocado às pressas. Segundo informação do gabinete de Minotto, o partido já teria fechado com o projeto de Gelson Merisio, o que não está confirmado!

Paulinha informou que não é bem assim. O que ocorreu foi o seguinte. A cúpula do partido se reuniu e estabeleceu uma comissão eleitoral independente para discutir o encaminhamento futuro do PDT Barriga-Verde com vistas ao pleito de outubro. Tanto na disputa majoritária quanto na proporcional.

Na proporcional, a legenda avaliará se vai de chapa pura para deputado  estadual – se for, terá que ter mais candidatos – ou se vai coligar. Por ora, os pedetistas teriam entre 12 e 14 nomes.

PDT reunião amplaida
Reunião ampliada do partido, convocada às pressas, foi realizada no plenarinho da Alesc – fotos>divulgação

COMISSÃO ESPECIAL

Para federal, o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, que é articulado e ajudou a eleger vereadores na cidade, colocando o PDT em situação de destaque, seria um dos nomes. Ele aceitou abrir mão para Manoel Maneca Dias, eterno comandante do partido no Estado. Sodré, contudo, será o presidente da comissão especial para encaminhar o futuro da sigla. E que foi criada na segunda-feira.  Ele é considerado um quadro de grande habilidade. Neste contexto, Maneca será candidato único do partido a deputado federal. A futura coligação visando eleger o ex-ministro do Trabalho de Dilma Rousseff à Câmara dos Deputados também será avaliada pelo colegiado presidido por Sodré.

MERISIO É UMA ALTERNATIVA

Com relação à composição majoritária, o PDT tem proposta do MDB. Esperidião Amin (Progressistas) também andou conversando os trabalhistas, além do convite de Gelson Merisio, presidente estadual do PSD. Mas, ainda segundo Paulinha, não houve fechamento de questão na segunda-feira em função do quadro nacional e da pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência. O detalhe é que, se eventualmente Merisio, na última hora, lá em agosto, abrir mão da cabeça de chapa para compor Paulo Bauer, o PDT ficaria imobilizado. Isso porque o PSDB terá candidato a presidente. Daí como ficaria o palanque de Ciro no Estado, já que o PSD estaria com os tucanos?

O PDT, lá adiante, poderá até fechar com Merisio e seu projeto majoritário. É uma alternativa, mas há outras possibilidades, citadas acima. A legenda pedetista prioriza, faz questão de enfatizar a prefeita, a candidatura nacional de Ciro Gomes. Por isso, o partido não quer ser surpreendido por uma situação que, daqui a pouco leve o PSD apoiar Bauer, estabelecendo musculoso  palanque em SC para Geraldo Alckmin, enquanto o postulante pedetista ficaria a ver navios no Estado.