Blog do Prisco
Notícias

Prefeito de Florianópolis promete recorrer de demolições de empreendimentos turísticos

Com fama internacional, beach clubs de Jurerê Internacional estão entre os ameaçados

Em reunião convocada pelo Fórum de Turismo (Fortur) de Santa Catarina, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, afirmou que vai recorrer de todas as demolições de empreendimentos turísticos determinadas pela União na capital catarinense e colocou a Procuradoria do Município à disposição dos empresários para eventuais ações conjuntas. O encontro, na sede da OAB/SC, teve a presença de mais de cem donos de bares, restaurantes e hotéis de Florianópolis.

Entre os principais ameaçados pelas demolições estão os beach clubs de Jurerê Internacional, que vivem um caso emblemático do atual clima de insegurança jurídica no Estado e no país: mesmo com todas as licenças ambientais aprovadas e regularizadas, podem perder anos de altos investimentos em melhorias e na construção de marcas reconhecidas internacionalmente. Ciente do perfil de turismo que os beach clubs atraem, a maioria dos moradores de Jurerê os defende – pesquisa de 2016 realizada pelo Instituto Mapa revela que 92% dos moradores de Jurerê são contrários à demolição. O caso já está pronto para ter seu mérito julgado pelos desembargadores da 3ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em Porto Alegre, que em novembro decidiram por unanimidade manter a liminar que suspendeu a demolição.

Gean Loureiro - fotur

O Fortur, que reúne 13 entidades de Turismo em Santa Catarina, também decidiu iniciar movimentos públicos de protesto contra as demolições. Presente à reunião, o secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, também reforçou suas solidariedade ao movimento. “Se demolirem um estabelecimento aqui em Florianópolis, daqui a pouco vão demolir em Itajaí, Balneário Camboriú e no Estado todo”, disse Pavan.

O vice-prefeito João Batista Nunes será o interlocutor dos empresários ameaçados junto ao procurador-geral Diogo Nicolau Pitsíca. “Temos que apressar porque as demolições podem começar semana que vem”, disse Nunes. No próximo dia 16, o TRF4 julga o pedido de demolição do Recantinho da Barra da Lagoa, tradicional restaurante da orla de Florianópolis.