Blog do Prisco
Destaques

Prefeito de São José participa de encontro virtual promovido pela Abrinq

Reunião on-line contou com apresentação de ações em prol das crianças e adolescentes

 

O Município de São José foi um dos convidados para o “Encontro Regional com Prefeitos da Região Sul”,  promovido pela Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). O evento foi transmitido pela plataforma do Youtube nesta quarta-feira (26), com a participação também dos municípios de Nova Veneza (SC) e Londrina (PR).

A Fundação Abrinq atua há 33 anos pelos direitos da criança e adolescente, com 18 programas em prol da causa, dentro dos segmentos de saúde, educação e assistência. Durante o encontro, foi destacado o programa “Prefeito Amigo da Criança”, que aborda o legado que o prefeito deixou para a infância e adolescência durante o mandato, pensando nas ações e projetos para esse público dentro das cidades.

O ex-presidente e atual conselheiro da Abrinq, Rubens Naves, abriu o evento de compartilhamento de políticas públicas, afirmando que a palavra “legado”, tema do encontro, não se restringe à natureza jurídica, mas também ao aspecto social e político.

“O prefeito precisa se conscientizar que o legado é combater o vício brasileiro de não haver continuidade das políticas públicas com a troca de gestões. O segundo grande entrave que nós temos é a ausência de integração das várias políticas, a criança tem necessidade na área da educação, saúde, na área da proteção, na área da cultura e inclusão das novas tecnologias. Com essa visão, acredito que o prefeito vai deixar um legado importante”, observou Naves.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila apresentou as ações multidisciplinares que vem adotando para tornar São José amiga da criança e adolescente. Em sua fala, explicou que vem trabalhando mensalmente com reuniões intersetoriais para identificar o que está sendo realizado em prol das crianças e adolescentes e o que falta ainda ser concretizado. A partir disso, identificarem quais frentes precisam trabalhar. “O foco de nossas ações é sempre pensar em nossa cidade, que precisa gerar oportunidades para que as nossas crianças possam viver seguras, com acesso a saúde e educação de qualidade”, define.

Na área da saúde, Orvino destacou as ações como o Protocolo de Saúde da Criança, Programa São José Criança, Centro de Referência da Saúde da Mulher e Criança (na Policlínica Forquilhinha), Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS I), Programa Saúde na Escola, Crescer Saudável e a construção do Centro de Estimulação e Reabilitação em Tea (Certea). Destacando que em todas as unidades básicas de saúde (UBS) há pediatras. “Todos esses investimentos em Saúde mostram que ao longo dos anos temos investido acima do que a legislação exige, o que confirma o nosso compromisso com a saúde de São José”, enfatizou.

Na Assistência Social, foram relatados as ações desenvolvidas como o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o CRAS, Casas de Acolhimento, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Setor de Benefícios, CadÚnico, Casa dos Conselheiros e a Abordagem Social, para trabalhar no combate ao trabalho infantil – Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), entre outros.

O prefeito abordou também as ações desenvolvidas na Educação, como o trabalho para garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade, de forma para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O Município conta com educação infantil, fundamental e especial. “Todos contam com todo o apoio pedagógico e formação continuada dos professores, por meio da Casa do Educador. No ano de 2022 promovemos a 1ª Bienal do Livro em São José , o que movimentou todas as escolas municipais, dando às crianças a oportunidade de participarem de forma ativa desse processo de cultura e formação do cidadão”.

No início deste ano, Orvino relatou que foi inaugurado o Centro de Inovação e Tecnologia Educacional de São José (CITESJ), dando oportunidade às crianças de São José se conectarem com a “educação do futuro”. Ainda neste ano, foram entregues para todos os alunos da rede municipal de ensino uniformes de verão e de inverno, de forma a promover igualdade dentro dos espaços. Também foram iniciadas as obras das novas sedes de Educação, como o Centro Educacional Infantil Solemar, Flor de Nápoles, Centro Educacional Municipal e Centro Educacional Infantil José Nitro.

Na área do Esporte, o prefeito pontuou o Desporto Comunitário, Desporto de Rendimento, Bolsa Atleta, participação nos Jogos Abertos (JASC), Joguinhos Abertos, Jogos Paradesportivos (Parajasc) e Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e Bolsas Escolares e Universitárias.

Ao fim do compartilhamento de ações executadas no Município, voltadas à criança e adolescente, o prefeito também destacou as 170 famílias beneficiadas com o Lar Legal em São José, que garante o título imobiliário às famílias, promovendo segurança e bem-estar para todos os membros.

Os demais municípios convidados também tiveram oportunidade de expressar as ações públicas que vem desenvolvendo em Nova Veneza (SC) e Londrina (PR), para promover o direito da criança e adolescente, na figura de seus representantes.