Blog do Prisco
Manchete

Prefeito Mário Hildebrandt reforça medidas de enfrentamento à Covid-19 em Blumenau

Entre as ações estão o cancelamento da Sommerfest e mudanças no sistema de vacinação

Na tarde desta quarta-feira, 5, o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar se reuniram com representantes da Secretaria de Promoção da Saúde para definir ações de reforço no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel também participou do encontro, discutindo a realização da Sommerfest 2022.

Entre as definições, Hildebrandt cancelou oficialmente as férias previstas para o prefeito na próxima semana, dia 17. A vice-prefeita, Maria Regina, que estava de férias desde o dia 03 de janeiro, também foi convocada para retornar a função na data de hoje, dia 05. Além disso, o prefeito solicitou à equipe da saúde que os servidores da pasta que estão em férias também tenham o recesso suspenso e retornem aos postos de trabalho, ampliando o atendimento à população.

Outra orientação foi em relação à reestruturação dos leitos de UTI nos Hospitais da cidade. A meta é garantir que todos os leitos disponíveis estejam ativados e em condições de atender os pacientes em caso de aumento da demanda.

O prefeito destaca ainda as medidas para garantir a vacinação e a testagem. “Seguimos monitorando e discutindo diariamente os números de vacinação e testes da Covid-19. Nosso objetivo, como sempre, é priorizar vidas e, para isso, precisamos garantir o maior número possível de pessoas testadas e imunizadas. Desta forma, vamos traçando novas estratégias, entre elas o reforço na testagem e a ampliação das estruturas de vacinação”, explica Hildebrandt.

Testagem será estendida a assintomáticos
A novidade discutida durante a reunião foi a ampliação da testagem para pacientes que não apresentam sintomas da Covid-19. A idéia é fazer uma mostra para identificar pacientes contaminados, mas que não identificaram indícios de Coronavírus. A testagem está prevista para acontecer nos Terminais Fonte e Aterro, a partir da próxima semana. Os moldes para testagem ainda serão definidos.
 
Ampliação da estrutura para aplicação da dose de reforço

A partir desta quinta-feira, dia 6, a Secretaria da Saúde fará uma nova ampliação no número de unidades que oferecerão a dose de reforço contra a Covid-19. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) Walter Reiter, na Velha, e Hasso Müller, no Tribess, se juntarão a outras 12 ESFs e aos sete Ambulatórios Gerais (AGs) para aplicar a terceira dose.

As salas de vacina das 14 unidades de Estratégia Saúde da Família vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, com breve pausa no período do almoço. Já os sete AGs estão realizando a aplicação do reforço em dias úteis em horário estendido, das 8h às 20h, com distribuição de senhas até 19h.

Lista de ESFs que aplicarão a dose de reforço:

1) ESF Armando Odebrecht I (Rua Professor Jacob Ineichen, 50 – Itoupavazinha);

2) ESF Geraldo Schmidt Sobrinho I (Rua Johann Saschse, 2.602 – Salto do Norte);

3) ESF Tereza Lezscowitz I (Rua Felipe Bauler, 2.155 – Itoupavazinha);

4) ESF Glodoaldo Lino de Amorim II (Rua Araranguá, 728 – Ribeirão Fresco);

5) ESF Augusto Cesar Viana I (Rua General Osório, 2.677 –  Água Verde);

6) ESF Jovino Inácio Cardoso I (Rua Maria Popoer, s/nº – Água Verde);

7) ESF Ângelo de Caetano I (Rua Godofredo Rangel, 100 – Fidélis);

8) ESF Gustavo Tribess I (Rua Hermann Tribess, 1.975 – Tribess);

9) ESF Gustavo Haase (Rua Santa Maria, 2.056 – Progresso);

10) ESF Maria S. Baumgartner I (Rua da Glória, 1.993 – Glória);

11) ESF Martin Volles I (Rua Franz Volles, s/nº – Itoupava Central);

12) ESF Arão Rebello I (Rua Franz Muller, 1.950 – Velha Grande);

13) ESF Walter Reiter (Rua Guilherme Poerner, 1280 – Velha)

14) ESF Hasso Müller (Rua Hermann Tribess, 457 – Tribess).

Agendamento para a dose de reforço

Durante a reunião, o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar solicitaram aos gestores da Secretaria da Saúde que sejam empregados todos os esforços para a reativação do sistema de agendamento exclusivamente para a dose de reforço.

A intenção é que a abertura das agendas ocorra a partir do final da tarde desta quinta-feira, contudo o procedimento depende de aspectos técnicos. Importante destacar que durante toda a quinta-feira a aplicação da terceira dose ocorrerá por demanda livre nas 14 ESFs listadas acima e nos sete AGs.

A aplicação da primeira e segunda dose não sofrerá nenhum tipo de alteração, ou seja, continuará sendo feita sem necessidade de agendamento prévio.

Cancelamento da Sommerfest 2022 também foi definido

Outra importante definição, realizada em conjunto com a Secretaria da Saúde, foi pela não realização da festa neste ano. A programação estava prevista para iniciar na próxima quinta-feira, 13.

 

O prefeito Mário Hildebrandt aponta que decidir sobre a não realização da festa foi uma tarefa difícil, mas que neste momento é o prudente a se fazer. “Desde o início da Pandemia estamos trabalhando e tomando as medidas necessárias para proteger a população e salvar vidas, e agora não poderia ser diferente. Seria maravilhoso promover a Sommerfest, mas temos que ter responsabilidade em nossas ações, por isso definimos pelo cancelamento”, destaca.

   

A edição deste ano da Sommerfest já teria um formato diferenciado para atender os regramentos do Evento Seguro do Governo do Estado, mas com o atual cenário, de aumento de casos e de pessoas com síndromes gripais nas unidades de saúde, tivemos que tomar essas medidas, diz o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel. “Preparamos uma grande festa para os blumenauenses e visitantes, tudo estava alinhado para mostrar a força da retomada dos eventos em Blumenau, mas são situações que não podemos controlar, por isso a decisão em conjunto com a Saúde foi a mais acertada para o momento”, completa.

 

Importante salientar que as pessoas que já haviam adquirido ingresso para a Sommerfest 2022 de forma antecipada terão os valores ressarcidos.