Blog do Prisco
Notícias Últimas

Prefeito Orvino participa de audiência sobre a lagoa de estabilização de Potecas

A nova estação de tratamento deve ficar pronta em três anos

O Prefeito de São José Orvino Coelho de Ávila participou nesta segunda-feira (18) de uma audiência pública na vara da Fazenda com o juiz Otávio Minato, com o promotor de justiça Raul de Araujo Santos Neto e com a Presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, para tratar de algumas ações civis públicas propostas pelo Ministério Público contra a Casan para a resolução do problema de esgotamento sanitário no município.

A Prefeitura de São José já tem um contrato com a Casan, mas a exigência é que a empresa substitua a lagoa de estabilização de esgoto de Potecas por uma estação de tratamento que não cause odores na região, que é uma reivindicação antiga dos moradores.

“Se a Casan não executar o projeto que julgamos ser necessário para resolver o problema faremos a licitação com uma nova empresa. Essa é uma situação que precisa ser resolvida o quanto antes”, afirmou o Prefeito Orvino.

O judiciário estabeleceu um prazo de três anos para que a Casan substitua a lagoa de estabilização pela estação de tratamento com início da obra em no máximo até seis meses. Outra solicitação é que a empresa siga o Plano Municipal de Saneamento Básico que consiste na cobertura total do esgotamento sanitário no município.

A Casan já se manifestou alegando que investirá cerca de 200 milhões de reais na construção de uma nova estação de tratamento (“enclausurada”, de terceira geração) que  promete não gerar “odores externos”. O projeto foi enviado ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina  para a obtenção das licenças ambientais. A Prefeitura de São José e a curadoria do Meio Ambiente do Ministério Público da Comarca também avaliarão a proposta em um prazo de 30 dias.