Blog do Prisco
Notícias Últimas

Prefeito tucano apoia coligação adversária

A presença do prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSDB), em encontro de prefeitos do Alto Vale com João Paulo Kleinübing (DEM), candidato a vice-governador na chapa de Gelson Merisio (PSD), está gerando atritos entre MDB e PSDB em Santa Catarina. A cena foi testemunhada pelo deputado estadual Milton Hobus (PSD), candidato à reeleição e liderança da região. A ida surpresa do tucano ao encontro evidência, no mínimo, uma cisão que tem se concretizado em plano estadual e nacional.
É desejo de parte dos tucanos apoiar a candidatura de Merisio. É fato também que muitos prefeitos tucanos desaprovaram a condução de última hora do PSDB para ocupar a vaga de vice-governador com o MDB, até porque havia legendas mais próximas e com o mesmo DNA para compor uma aliança. Vale lembrar que Thomé é prefeito de um dos três maiores municípios comandados pelos tucanos em Santa Catarina.
José Thomé, João Paulo Kleinübing e Milton Hóbus – foto>divulgação
Os contornos de desgaste entre PSDB e MDB ganham linhas ainda mais profundas quando se observa o cenário nacional. Nesta semana, o presidente Michel Temer (MDB) gravou dois vídeos conclamando o candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) a “falar a verdade” e assumir sua participação no governo do peemedebista e seus aliados. A divulgação nas redes sociais gerou um grande constrangimento entra as lideranças das duas legendas e teve reflexos também em Santa Catarina. O tom foi considerado “pra lá de desrespeitoso.”