Blog do Prisco
Destaques

Prefeito vai rever contingenciamento de recursos para a saúde

Mais orçamento para a área, no entanto, dependerá da aprovação de projetos que incrementam a arrecadação pela Câmara Municipal

 O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, vai rever parte do contingenciamento de R$ 28 milhões do orçamento do município deste ano para a área da saúde. “Vamos ver com o que a gente vai poder contar em termos financeiros e até decidir de forma colegiada”, disse o prefeito, em audiência com os conselheiros municipais de saúde, em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (14). Assim, Cesar Junior comprometeu-se em participar da próxima reunião mensal do conselho, no dia 28 de junho, para que, juntos, decidam o que será feito no setor de saúde, até o final de 2016.

“Não vou dizer que vou descongenciar todo o descongenciamento”, advertiu, no entanto, o prefeito, ao afirmar que “vou abrir para a gente rever o decreto” que trata da questão. Até porque, a medida vai depender da aprovação de projetos que estão em tramitação na Câmara Municipal que podem incrementar a arrecadação, que tratam, por exemplo, da venda de terrenos do município. Neste sentido, Cesar Junior conclamou o apoio dos vereadores até mesmo da oposição ao governo. “Temos um SUS que é exemplo para o Brasil. Temos que preservá-lo”, defendeu o prefeito.

Avanços

“Sei que temos dificuldades, mas acho que nós avançamos em relação à saúde nestes três anos e meio de gestão. Ninguém tira isso da saúde”, fez questão de destacar o mandatário do município, referindo-se às consultas e aos exames realizados e ao fato de a população de Florianópolis contar com 100% de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), além das mais de 20 obras executadas na área.

      Da audiência, também participaram o secretário de saúde, Daniel Moutinho, e os vereadores Professor Ricardo e Lino Peres.