Blog do Prisco
Notícias Últimas

Prefeitura de Palhoça é reconhecida com atendimento Ouro pelo Sebrae

Servidores representaram Secretaria da Fazenda em curso realizado na manhã de quarta-feira (30)

A Prefeitura de Palhoça foi reconhecida, na manhã de quarta-feira (30), com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento, pelo serviço de excelência prestado aos cidadãos palhocenses. A “Referência em Atendimento Ouro” foi entregue aos servidores que atuam na Sala do Empreendedor, projeto desenvolvido dentro da Secretaria da Fazenda.

O município de Palhoça atingiu 9,72 pontos de satisfação geral no atendimento da Sala do Empreendedor, desempenho superior à média de Santa Catarina, que é de 8,07 pontos. O município está em 5º lugar em um ranking geral composto por 75 municípios catarinenses. O dado é de uma pesquisa de satisfação de atendimento realizada pelo Sebrae/SC, com amostra de 380 respondentes.

A satisfação com o atendimento nas Salas do Empreendedor de Palhoça foi classificada em ambiente da sala (9,26), cordialidade e respeito (10), conhecimento dos atendentes (10), tempo de atendimento (9,61), qualidade do atendimento (9,99), satisfação do atendimento (9,45) e nível de recomendação (9,04).

Sobre o nível de conhecimento das atividades prestadas pela Sala do Empreendedor, 100% responderam que conhecem bem e 100% já receberam atendimento, sendo distribuído entre presencial (62,8%), telefone (9,3%), WhatsApp (71,6%) e outro (2,3%).

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma premiação voltada às práticas de atendimento adotadas pelo programa Cidade Empreendedora, onde busca as melhores diretrizes sobre o atendimento empresarial.

As práticas dispostas no programa permeiam celeridade de resposta e efetividade nos resultados; efetiva atividade técnica dentro da Sala do Empreendedor; disponibilidade de ferramentas para ramificar o atendimento aos empresários (e-mail, telefone, WhatsApp, site); gestão de qualidade e processos para padronizar os atendimentos, caso o município exerça a atividade em mais de um local ou expediente; assim como as práticas de inovação voltadas para ações de capacitação, fomento e estímulo econômico para os empreendedores.

“Durante o último ciclo do programa Cidade Empreendedora, integramos os eixos de Desburocratização, Sala do Empreendedor e Liderança, para compor uma estrutura de boas práticas dentro da Secretaria da Fazenda. O resultado é evidente, não apenas pela premiação, mas também pelo contentamento do munícipe. Hoje, a gama de serviços, o ótimo condicionamento técnico da equipe e o espaço moderno e bem estruturado possibilita um atendimento célere, eficiente e eficaz”, destaca o coordenador da Sala do Empreendedor de Palhoça, Ruan Ferreira da Silva.

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento utiliza uma metodologia de avaliação para reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e parceiros. Consiste em duas etapas: a primeira, estadual, onde as bases quantitativas e qualitativas são avaliadas, resultando nos selos bronze, prata e ouro (premiação recebida por Palhoça); e a segunda etapa, nacional, para os melhores colocados do programa, que recebem o selo diamante.

“A conquista da Referência em Atendimento Ouro é um prêmio pelo trabalho que vem sendo realizado dentro da Sala do Empreendedor e também da própria Secretaria da Fazenda. Estamos trabalhando de forma incansável para oferecer o melhor para o contribuinte”, comemora o secretário da Fazenda de Palhoça, Pedro Paulo dos Passos Freitas (Pepê).

O município de Palhoça, ao longo do atual ciclo do programa Cidade Empreendedora, já recebeu outras duas certificações: Prefeito Empreendedor, através do case de boas práticas da Sala do Empreendedor; e a certificação de Cidade Empreendedora, com a metodologia aplicada pelo Sebrae quanto às boas práticas voltadas à desburocratização e à simplificação dos registros das empresas no município.

“Para nós, é motivo de muito orgulho, porque o Sebrae é uma entidade séria, com uma metodologia bem definida, e saber que estamos cumprindo com excelência a nossa missão de bem atender a nossa classe empresarial e a nossa população em geral nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, com esforço, trabalho e competência”, elogia o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.