Blog do Prisco
Notícias

Prefeitura entrega vão central em tempo recorde

Mais de 50 pessoas trabalharam 12 horas diárias para entregar o piso na quarta-feira

Cumprindo o cronograma, a Prefeitura de Florianópolis se prepara para a reabertura da Ala Sul do Mercado Público nesta quarta-feira, 5. Em tempo recorde, o vão central foi concluído com quase 60 dias de antecedência. Com investimento de R$ 600 mil na reforma do vão central e R$ 3,6 milhões na cobertura, o prazo contratual da obra era o piso para final de setembro e a cobertura em dezembro.

Segundo a diretora de Obras da Prefeitura, Fernanda Driessen, apesar de as equipes terem enfrentado mais de dez dias de chuva ininterrupta, a entrega do vão é uma vitória para todos e resultado de um intenso trabalho que começou no dia 8 de junho.

“Desde lá mais de 50 pessoas trabalharam de segunda a segunda. Chegamos a começar às 8 horas e sair do canteiro de obras depois das 23 horas, mas a média foi de 12 horas por dia, com metas diárias que precisavam ser cumpridas. Agradecemos muito o apoio da empresa que vestiu a camisa e nos ajudou neste desafio”, afirmou. Ainda de acordo com a diretora de obras, a cobertura tem prazo para dezembro, mas pode ser entregue antes. “Os esforços continuam, queremos cumprir o prazo com folga”, disse.

Cerca de 90% dos boxes das Alas Sul e Norte

serão abertos, diz Associação dos Comerciantes

De acordo com o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Público, Aldonei Brito, como já havia sido acordado em reunião no mês de maio, a Prefeitura entregou a reforma da Ala Sul no dia 18 de junho e a data para reabertura foi escolhida pelos comerciantes.

“Escolhemos o 5 de agosto por causa da proximidade com o Dia dos Pais. Assim, de quarta a sábado, quem preparou seu box irá vender mais e vai começar bem na casa nova”, disse.

De acordo com a associação, até esta segunda-feira (3), dos 34 comerciantes, 24 já estavam com tudo pronto para atender na festa de reabertura, que tem programação a partir das 11 horas de quarta. Dos 34 boxes, 13 são de peixarias e 11 estavam prontas nesta segunda para receber os clientes.

“A partir do momento em que a Prefeitura entregou a obra, em junho, foi a nossa vez de apurar os serviços. A maioria esteve aqui todos os dias e vai abrir na quarta. Cada um é por sua conta”, comentou Aldonei. Com isso, cerca de 90% dos 112 boxes das Alas Norte e Sul do Mercado Público estarão abertos ao público a partir do dia 5.

EXPECTATIVA DOS COMERCIANTES

Para Manoel Guimarães Neto (foto interna), que faz parte da terceira geração de peixeiros do Mercado – ele administra hoje a peixaria que era do avô – só falta encher a câmara fria de peixe e arrumar o balcão para atender os clientes. Segundo ele, foi um esforço diário que valeu a pena.

mercado vão central 2

“Vim aqui todos os dias, briguei muito com a empresa que contratei, cobrei sem parar, queria abrir no dia 5 e vou. Como é casa nova, é tudo novo, só falta trazer o peixe”, disse.

TUDO PRONTO

Paralelamente à correria dos comerciantes e da Prefeitura para deixar tudo pronto na quarta, equipes do setor de eventos, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, acertam os últimos preparativos para a grande festa de reabertura, que tem programação a partir das 11 horas do dia 5, com show nacional do grupo Revelação marcado para as 20 horas.

Serão dois palcos no local – um menor para as apresentações locais e um maior para os shows de Dazaranha e Revelação, que está sendo instalado no Largo da Alfândega.

Fotos: Petra Mafalda, PMF, divulgação