Blog do Prisco
Notícias Últimas

Prefeitura monitora abastecimento de água na cidade

Administração montou Sala de Situação para planejar ações emergenciais.

 Em decorrência da estiagem que vem provocando racionamento de água na região, a Prefeitura de Palhoça está adotando medidas administrativas para manter os níveis de bastecimento da melhor forma possível e amenizar situações pontuais, consideradas casos mais críticos. A “Sala de Situação”, que reúne membros da Secretaria Executiva de Saneamento (Samae), Defesa Civil e outras quatro secretarias municipais, monitora continuamente os níveis de abastecimento e traça perspectivas para momentos futuros.

A Casan revelou, na tarde da última sexta-feira (09), que está operando com um sistema de fornecimento (vazão) de 12 x 36, o que significa dizer que o fornecimento de água para a cidade de Palhoça fica fechado por 12 horas e permanece aberto durante 36. A Samae compra a água tratada da Casan e faz a distribuição no município.

O quadro atual, segundo a última atualização da Sala de Situação, por volta das 19 horas desta segunda-feira (12), indica que os problemas mais preocupantes atingem bairros e localidades em pontos mais elevados, onde não há vazão e pressão suficientes para abastecimento nesse período de 36 horas, quando a Casan libera água para a Samae / Palhoça. Os pontos onde o abastecimento é mais crítico são a parte mais elevada do bairro São Sebastião, principalmente a localidade de “Ilha do Pico” e loteamento Alaor Silveira e região; bairro Alto Aririú, incluindo a comunidade do Morro das Gaivotas; e loteamentos Jardins, I, II e III, este um ponto mais elevado na região do bairro Bela Vista. A Samae informa que todo o corpo técnico está trabalhando continuamente para melhorar o abastecimento nessas áreas afetadas.

 Informação mais atualizada revela que na região dos loteamentos Jardins o abastecimento foi retomado no início da noite desta segunda-feira, com expectativa que seja normalizado durante a madrugada. Na região do bairro São Sebastião, a situação é agravada porque uma grande número de residências não têm caixa para armazenamento e, portanto, esses pontos podem não receber água durante as 36 horas em que a Casan está disponibilizando o fornecimento para Palhoça.

 Abastecimento
Desde as 19 horas, foram fechadas todas as “derivações” que abastecem Palhoça, ou seja, todos os bairros serão afetados. A reabertura do sistema ocorrerá a partir das 7 horas da manhã de terça-feira (13).

 Saúde

Os postos de saúde estão funcionando normalmente. Nesta segunda-feira, as caixas d’água estavam cheias, favorecidas pelo fim de semana, quando não houve consumo. Foi montado um plano de contingência para que, sempre que necessário, haver um reforço com caminhão-pipa.

Educação

À tarde, houve registro de falta de água em duas creches, CEI José Miguel (Guarda do Cubatão) e Mundo Mágico, comunidade Frei Damião.

A Secretaria de Educação informou que para o período da noite as aulas foram suspensas. Isso atinge as turmas que frequentam cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A medida visa economizar água para ops períodos matutino e vespertino. Os cursos da EJA funcionam nas escolas Caic (Passa Vinte), Reinaldo Weingartner (Rio Grande), Francisca Raimunda Farias da Costa (Praia de Fora), Núcleo/Eja (no prédio da Faculdade Municipal de Palhoça – FMP), e escola Maria Luzia de Souza (Passagem do Maciambu).

Sala de situação

Por determinação do prefeito Camilo Martins, foi criada uma “sala de situação”, formada por funcionários da Samae, Defesa Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Administração, para monitorar permanentemente os níveis de abastecimento no momento e traçando perspectivas para momentos futuros. Além disso, técnicos da Samae e da Defesa Civil estão sistematicamente em contato com a Casan, atualizando dados.

A direção da Samae explica, aos consumidores, que o aumento do número de vazamentos, registrados nos últimos dias, tem relação direta com o processo de alternância de despressurização e pressurização.