Blog do Prisco
Coluna do dia

Prejuízo para SC

A administração estadual, pilotada por Moisés da Silva, caminha para fechar o seu segundo mês. A situação fiscal da viúva chamada caixa estadual é preocupante. Já se fala abertamente em atrasar salários em março ou abril. O provisionamento do décimo terceiro do funcionalismo não ocorreu nem janeiro e muito menos em fevereiro.

As águas de março vão chegando e o próprio governo fala em precipício financeiro.

Não bastasse isso, paralelamente, na Assembleia  Legislativa, o assunto é uma CPI. Os deputados já conseguiram o número suficiente de assinaturas e vão criar e instalar uma comissão destinada a investigar os benefícios fiscais concedidos a empresas desde 2003.

Nada mais legítimo. É justo e correto. Merecem aplausos os parlamentares. A sociedade brasileira exige transparência, clareza, investigação e o uso correto dos recursos.

Maravilha. Por outro lado, essa CPI parece não ter um fato determinado, fundamental para sua sustentação jurídica e política. É um contexto em que a frágil, juridicamente, iniciativa dos deputados, cria ainda mais insegurança. Aquele investidor, nacional ou internacional, ou até mesmo o catarinense, que esteja avaliando novos investimentos ou a ampliação daqueles já existentes, certamente vai reavaliar em investir aqui.

 

Batendo em retirada

É complicado alguém acreditar num Estado em que até o governador admite atrasar salários e os deputados concordam não só com o fim dos incentivos fiscais como querem criminalizar alguém de toda maneira por ajudar a atrair empresas a Santa Catarina.

 

Ciclo virtuoso

Não custa lembrar que novos investimentos significam geração de emprego, renda, qualidade de vida e o aumento da arrecadação. Se esta espiral for negativa, os efeitos, no médio prazo, podem ser desastrosos.

 

Digital

Começou a implantação do Governo sem Papel e até o dia 2 de abril todos os processos e documentos que entrarem no Executivo serão digitalizados. Detalhe: o decreto que institui a medida já foi assinado de maneira digital pelo governador e vai gerar uma economia anual de R$ 29 milhões só com papel e correio, sem contar as demais despesas ligadas ao fato.

 

Reação

A defesa do ex-prefeito de Imaruí, Amarildo de Souza, está distribuindo nota oficial No texto, o advogado elenca os pontos pelos quais discorda da sentença sofrida pelo cliente (no https://www.blogdoprisco.com.br/ex-prefeito-de-imarui-e-mais-sete-reus-sao-condenado/).

“A defesa de ex-prefeito de Imaruí, Amarildo Matos de Souza,  do ex-secretário municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, Emerson Bernardo Floriano, e dos engenheiros Ricardo Alencar Pezenti Graf e Richard Abreu Elias, respeita a sentença prolatada pela magistrada, conforme noticiado pela imprensa.

Todavia, não concorda com o entendimento tomado, uma vez que os autos evidenciam que todas as obras licitadas foram entregues e não demonstram qualquer espécie de fraude nas licitações no município de Imaruí.”

 

Venezuela

Nicolás Maduro, o motorista de ônibus que virou ditador da Venezuela, com o perdão do trocadilho, apodreceu. Está com os dias contados, pois além de tirano é um baita incompetente.

 

Além-mar

Por falar em Venezuela, o ex-deputado Jean Willys está sendo aconselhado a trocar a França e seus encantos pelo país de Maduro!