Blog do Prisco
Notícias Últimas

Prêmio nacional de melhor gestão pública

A indicação ao Prêmio Guerreiro Ramos,  partiu do Conselho Regional de Administração de SC
O Conselho Federal de Administração (CFA) promove desde 2010 o Prêmio “Guerreiro Ramos” de Gestão Pública. Com o intuito de valorizar profissionais da área, incentivando-os e reconhecendo suas ações e seus méritos, o CFA lembra anualmente nomes que se destacaram em todo país no desenvolvimento de suas atividades. Neste ano, o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, indicado pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), foi o grande vencedor na categoria “Gestor Público”. “A atual gestão do Conselho tem como marca a valorização de cases de sucesso no estado catarinense. A indicação do prefeito blumenauense se deu após análise criteriosa da gestão interna e da valorização dos administradores no município”, exalta o presidente do CRA-SC,  Evandro Fortunato Linhares.
 
“Pela importância do Guerreiro Ramos sinto-me lisonjeado, é o reconhecimento às boas práticas de um governo que investiu na profissionalização da gestão pública por convicção. E ao mesmo tempo, agradecido ao CRA-SC e ao sistema CFA, reforço o nosso compromisso de valorizar ainda mais a carreira dos administradores na Prefeitura de Blumenau em nosso segundo mandato”, afirma Napoleão Bernardes.
 
A valorização do administrador foi significativa no primeiro mandato de Napoleão, de um total de 20 secretários, 7 são administradores. A secretária particular é administradora, e o novo vice-prefeito, Mario Hildebrandt, também é administrador. Segundo o prefeito, estas não são escolhas subjetivas, e demonstram a valorização e prestígio que temos dispensado a carreira e a importante área de formação profissional.
 
Com o aval da Câmara de Gestão Pública do Conselho catarinense, a indicação se deu por ser um gestor público jovem, inovador, que apresentou na prática os benefícios claros que a valorização da carreira do administrador trouxe ao município e que mesmo em um momento gravíssimo de crise econômica, administrativa, social e política nacional, é possível administrar de maneira transparente e íntegra, impulsionando Blumenau ao desenvolvimento na região.
 
“Desde a campanha de 2012 defendíamos que a prioridade deveria ser a boa gestão. Já na posse, sancionamos reforma administrativa que extinguiu quase 100 cargos comissionados, gerando uma economia de 22 milhões nos primeiros 4 anos. Com muito planejamento, escolha de uma equipe técnica e com decisões políticas acertadas, nos antevemos a crise e conseguimos manter a capacidade de realização na Prefeitura”, ressalta Napoleão.                        
 
Além do choque de gestão, o governo de Napoleão foi destaque por investimento em inovação tecnológica, transparência e combate à corrupção, onde os administradores também tiveram papel fundamental “Com apoio dos administradores (tanto efetivos, quanto comissionados), criamos o programa de transparência e combate a corrupção, focado na prevenção deste mal. Implantamos o portal da transparência e nos auto-instituímos de 48 metas de gestão focadas no controle social e na abertura de dados para fiscalização da população. Além do reconhecimento pela ESAG, CGU, Observatório Social Nacional e do próprio CFA, construímos uma gestão mais democrática, transparente e eficiente”, completa.  
 
Nesta sexta-feira, 16 de dezembro, o CRA-SC promoverá evento, a partir das 13h30 em sua sede, para entregar ao mandatário blumenauense o Prêmio concedido pelo Conselho Federal.