Blog do Prisco
Notícias

Presidência da APESC conhece tecnologia pioneira para geração distribuída por micro-hidrelétrica sustentável

Tecnologia inovadora de produção de energia limpa, desenvolvida pela empresa belga Turbulent, pioneira no desenvolvimento de microturbinas capazes de gerar energia elétrica via recursos hídricos a um baixo custo e vida útil duradoura, foi conhecida de perto pela presidência da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc). Gerson Berti, presidente da entidade, foi recebido pelo cofundador da Turbulent, Jasper Verreydttur, durante visita à fábrica das turbinas e reunião realizada no parque tecnológico da cidade de Leuven, na Bélgica.

No Brasil, a legislação do setor elétrico permite a geração distribuída, no qual o consumidor pode produzir sua própria energia elétrica em casa. No caso da tecnologia desenvolvida pela empresa belga, através da instalação de microturbinas junto à água corrente, habitantes de áreas rurais que moram próximos a rios, quedas d’água e canais podem fomentar a geração de energia elétrica com qualquer volume de água. Esse modelo de geração distribuída atende consumidores que moram em regiões mais isoladas e que tenham riachos nas proximidades da residência.

“O processo de microturbinas para geração distribuída de energia independe da luz do dia e opera 24 horas, além de apresentar alta performance e eficiência, produzindo 50% da sua capacidade instalada, e ser amigável com peixes e o meio ambiente”, explica Gerson Berti, que conheceu de perto a tecnologia usada nas usinas hidrelétricas de pequeno porte.

A operação da micro-hidrelétrica sustentável pode ser ampliada para gerar 15, 30 e 100 quilowatts a fim de atender até 60 casas.


Fotos: Divulgação