Blog do Prisco
Notícias

Presidente da Acats: avanços de SC reconhecidos no exterior

A quinta edição do Fórum Internacional Varejo Lixo Zero, promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e o Instituto Lixo Zero Brasil com apoio da Câmara Empresarial de Supermercados da Fecomércio-SC teve apresentações e debates na Capital. Entre as conclusões mais importantes, ficou a de que o Programa Supermercado Lixo Zero da ACATS está entre os mais avançados do planeta, mostrando resultados que motivaram a apresentação de seu case, só este ano, em quatro eventos nos Estados Unidos e em um dos painéis do Fórum de Davos, na Suíça. Participaram do evento 120 inscritos.
Atualmente existem sete redes de supermercados catarinenses integradas ao programa, o que dá cerca de 40 a 50 lojas em processo de adaptação. Durante o Fórum mais duas redes de pequeno e médio porte da Grande Florianópolis anunciaram sua adesão. “Talvez a gente não tenha a velocidade que gostaria, mas onde o trabalho está sendo feito os resultados são de alta qualidade e quem está dizendo isso não somos nós e sim os estrangeiros que aqui vieram e ficaram entusiasmados”, atesta o Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.

“TEMOS AINDA MUITO PARA AVANÇAR”

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto, fez uma análise positiva do evento. “Estamos no caminho certo e isso é uma certeza. A outra certeza que temos é de que ainda temos muito para avançar, é um processo que está só começando. Esperamos que no ano que vem tenhamos novos cases de várias empresas sendo apresentados”.

ESTRANGEIROS RECONHECEM AVANÇOS DE SC

ATANAZIO NETTO ESTRANGEIROS

O depoimento da norte-americana Leslie Lukacs foi elucidativo. Sua apresentação foi toda baseada nos resultados do projeto catarinense a partir de avanços conquistados pela empresa que está no grau mais avançado de implantação, a rede Angeloni, que já colhe índices de 93% de destinação total correta de resíduos nas suas lojas. Ela veio por várias oportunidades a Santa Catarina e constatou os avanços. “A velocidade e a qualidade das soluções aplicadas impressiona, com nível de organização mais eficiente e limpo que na Califórnia”, afirmou ela. O gerente da rede Angeloni, Gilberto Nascimento, mostrou o case da empresa.

Fotos: divulgação