Blog do Prisco
Destaques

Presidente da Câmara de Florianópolis faz balanço da gestão e prepara ações para aproximar o Cidadão do Legislativo

O presidente da Câmara de Florianópolis, João Cobalchini, concedeu entrevista ao Blog. Ele faz um balanço de seus seis primeiros meses como gestor da Casa e pontua: um dos destaques foi a aprovação do Plano
Diretor. Confira:

Seis meses de presidência João Cobalchini na Câmara Municipal de Florianópolis.  Diante disso, qual o balanço você faz até aqui,  a frente da  administração de uma das casas legislativas mais importantes de Santa Catarina?

Durante esses primeiros seis meses, conquistamos e conseguimos fazer muito por nossa cidade. Um destaque importante  foi a aprovação do Novo Plano Diretor, onde empenhamos nossos esforços e, finalmente, vencemos os obstáculos e destravar essa legislação tão fundamental para Florianópolis. Além disso, merece o destaque a abertura efetiva das portas da nossa Câmara de Vereadores, que é a verdadeira casa do povo. Essa conquista foi alcançada por meio de diversas ações e projetos implementados por nós.

Presidente, você se elegeu vereador pela primeira vez nesta legislatura. E já no primeiro mandato se tornou presidente da Câmara Municipal de Florianópolis. Para você, foi uma surpresa ou era algo que você almejava?

Quem me conhece sabe! Uma coisa que eu sempre falo é que Deus é muito generoso comigo. Sempre acompanhei de perto a história e trajetória do meu pai na política, me espelhando e admirando todos os seus feitos, desde as diversas secretarias que assumiu, até os vários mandatos como Deputado Estadual e agora Federal. Ele sempre foi motivo de orgulho para mim. Ao me candidatar a vereador, assumi uma grande responsabilidade com a história da nossa família.  Quando eu olho para trás, talvez nunca imaginaria ser eleito vereador na minha primeira candidatura, e muito menos assumir presidente do legislativo da nossa capital. Mas devo tudo isso, primeiramente a Deus, a minha família e a construção ampla que tive, junto de um projeto democrático e respeitoso. Mesmo sendo o meu primeiro mandato, me sinto preparado para a missão de Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis.

 

Até o momento, qual foi a sua maior conquista legislativa como presidente da Câmara?

Olha, ao longo deste período já tivemos várias conquistas, mas destaco com certeza a aprovação do Novo Plano Diretor da Capital. Sendo um instrumento essencial para o planejamento urbano e o desenvolvimento sustentável de uma cidade. Ele tem grande importância, pois define as diretrizes e estratégias para o crescimento ordenado, equilibrado e sustentável do município. Aprovar essa revisão e com todo o apoio da população, sem dúvidas posso considerar como um dos maiores legados desta nossa legislatura. Afinal, a revisão do Novo Plano Diretor estava se enrolando há anos, e em seis meses conseguimos passar.

Como você descreveria as principais responsabilidades e funções de um  presidente da Câmara Municipal de Florianópolis? 

Bom, ao assumir como Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis possui um conjunto diversificado de responsabilidades e funções. Além de ser o representante oficial da instituição, uma das responsabilidade é o cumprimento de assegurar os debates de ideias de forma democrática, garantindo que todos os vereadores tenham a oportunidade de se expressar. E a mais importante, com certeza é a garantia de tornar a Câmara Legislativa da Capital um local transparente e de portas abertas para todos. Afinal, somos a casa do povo.

Como presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, como você lida com as divergências políticas entre os vereadores para garantir a aprovação de projetos fundamentais para o desenvolvimento da cidade?

 

Quando me fazem essa pergunta eu gosto de citar a frase de Paulo Freire: “o diálogo cria a base para colaboração”.  Porque só por meio da colaboração e diálogo em meio a tantas diferenças políticas que o parlamento representa, que é possível crescer e construir os projetos mais importantes para a cidade.

 

Quais são os principais desafios que você enfrenta como presidente da Câmara Municipal e como você lida com eles?

Como Presidente, me desafiei a tornar essa instituição parlamentar uma casa de portas abertas literalmente. Levando a Câmara para mais perto das pessoas, e principalmente, ouvir as demandas da cidade e buscar resolver estes problemas. Isso só se faz dialogando com a população e aproximando os cidadãos da casa que lhes pertence por direito.

 

Presidente, você sempre afirmou que se considera o presidente do diálogo, como você promove a transparência e a participação cidadã nas atividades da Câmara Municipal?

 

Desde que assumi como vereador, e depois como Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, sempre tive em mente que seria o parlamentar do diálogo. Respeitando a pluralidade, as ideias diferentes e buscando sempre o entendimento. Para mim é fundamental tratar a casa do povo como uma instituição transparente nas atividades e estar com as portas abertas para a população. Efetivamente, buscando aproximar a casa parlamentar dos cidadãos, um dos meus compromissos para esse segundo semestre é colocar em prática o Projeto Câmara Itinerante, com serviços em todos os bairros de Florianópolis.

 

Presidente, além do Projeto Câmara Itinerante que acabou de citar, quais outras prioridades pretende para o segundo semestre? 

 

Sabemos que o  Plano Diretor foi um marco para a nossa cidade, com ele vários problemas serão destravados e com isso tira a cidade da clandestinidade. Vamos montar uma força tarefa no legislativo para a regularização de ruas da cidade, também aprovar projetos importantes, como, a revisão do plano de saneamento básico, pacto pelo saneamento, planos distritais e revogação de leis já obsoletas que não se encaixam nos tempos atuais. Através de um grupo de trabalho pretendemos modernizar e atualizar o código de posturas da cidade com a participação ativa da população e o comprometimento dos vereadores envolvidos, não tenho dúvida, que objetivo será alcançado com um conjunto de leis mais adequado a realidade atual da cidade e propício ao desenvolvimento sustentável.