Blog do Prisco
Notícias

Presidente da Cobrapol vem a Florianópolis discutir mudanças no modelo de Segurança Pública

O Presidente da Cobrapol (Confederação Brasileira de Policiais Civis), Jânio Bosco Gandra (foto), vai estar em Florianópolis nesta quinta (4) e sexta-feira (5). Gandra vai participar de reuniões no Sinpol/SC, Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina, a respeito das mudanças no modelo de Segurança Pública que estão sendo propostas no País.

Jânio Bosco Gandra cobrapol

 De acordo com o presidente do Sinpol, Anderson Amorim, diversos projetos que tramitam há algum tempo em Brasília e que buscam alterar o modelo de Polícia no Brasil estão parados, por interesse do Governo. No entanto, outros projetos de Lei vem provocando polêmica no setor, já que buscam retirar direitos dos trabalhadores da Segurança Pública, como por exemplo o da aposentadoria especial.

Na semana passada, Anderson Amorim esteve em Brasília, onde foi recebido pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Anderson, que também acumula a presidência interina da Feipol/SUL (Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Sul), alertou sobre a necessidade da mudança urgente nos modelos tradicionais de polícias, considerados arcaicos e falidos, que funcionam desde 1808. Anderson é um dos entusiastas no País sobre a criação do Instituto Internacional de Ciências Policiais, que visa exatamente trabalhar esses novos modelos.

 A chamada agenda positiva da Cobrapol inclui a discussão de alterações na Lei Geral da Polícia Civil (PL 1949/2007), expansão do papel do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) na formulação das políticas na área de segurança pública e a discussão da aposentadoria especial para os policiais, entre outras questões.