Blog do Prisco
Notícias Últimas

Presidente da Faesc participa da entrega de documento a Michel Temer

Na última semana representantes da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de Federações da Agricultura e Pecuária de alguns Estados, entregaram ao presidente em exercício, Michel Temer, dez medidas para garantir o crescimento e fortalecimento da agropecuária brasileira. O documento contempla um conjunto de propostas fundamentais para que o setor siga contribuindo com o desenvolvimento do País. Para acompanhar a evolução destas dez medidas, nos diversos níveis do Poder Público, a Confederação criou uma página no site da CNA.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, esteve presente no momento da entrega e considera que todas as medidas, se implementadas, darão continuidade e possibilitarão a evolução do setor agropecuário no território nacional. “A expectativa é de que esse documento some forças para que a agropecuária brasileira continue em expansão. O setor representa, em todas as cadeias, 22% do Produto Interno Bruto (PIB), 32,7% dos empregos e 46% das exportações do País. O nosso maior desafio, enquanto representantes da categoria, é manter a agricultura brasileira em um padrão de competitividade nacional, para isso precisamos de apoio e incentivo por parte do Governo Federal”.

José Zefferino Pedroso - Michel Temer

Pedrozo destaca, ainda, que entre os dez pontos abordados no documento entregue a Temer, o acesso aos mercados internacionais será um dos grandes benefícios para a agropecuária catarinense. “A abertura de novos mercados, como a exportação da carne suína para a Coreia do Sul, é uma grande conquista e a facilitação desse processo trará ainda mais benefícios. Outra prioridade para Santa Catarina é a infraestrutura e logística. Temos a expectativa de duplicação da BR 470 nos trechos entre Navegantes e Indaial e de Xanxerê até Chapecó para que o transporte dos produtos seja efetuado com mais eficiência”.

O presidente fomenta que a intenção do documento é oportunizar melhorias para a agropecuária brasileira. “O setor primário é a base da economia nacional e precisa de políticas públicas de incentivo e que coloquem a produção em destaque mundial. Buscamos o melhor em defesa do nosso produtor rural que merece todo o reconhecimento e apoio tanto por parte das entidades representativas, como do Governo Federal”, finaliza.

CONHEÇA AS DEZ MEDIDAS

De acordo com a CNA a dinamicidade da agropecuária brasileira proporciona alimentos de qualidade, com preços acessíveis à população, gerando excedentes que colocam o Brasil como o segundo maior País exportador de alimentos do mundo. Para que o setor continue sendo competitivo o Sistema CNA/Senar e as Federações de Agricultura dos Estados elencaram dez medidas que o Governo Federal poderia adotar imediatamente para garantir o crescimento e o fortalecimento do setor:

  1. Modernização da política agrícola brasileira;
  2. Redução e simplificação de tributos;
  3. Implementação do código florestal;
  4. Licenciamento ambiental de atividades rurais;
  5. Modernização da relação de trabalho rural;
  6. Segurança jurídica no campo;
  7. Acesso a mercados internacionais;
  8. Infraestrutura e logística para o escoamento da produção agropecuária;
  9. Promover assistência técnica e gerencial no campo;
  10. Estabelecimento de um novo marco regulatório para registro de agroquímicos.

 

O documento com a explicação aprofundada de cada uma das dez medidas pode ser acessado no site da CNA (http://cnabrasil.org.br).

Foto 01 – O documento com as dez medidas foi entregue para Michel Temer na Esplanada dos Ministérios

Foto 02 – O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, esteve presente na entrega do documento ao presidente em exercício, acompanhado dos demais representantes da CNA e Federações Estaduais