Blog do Prisco
Notícias Últimas

Presidente da OAB/SC recebe homenagem da Câmara

Com o plenário da Assembleia Legislativa lotado, a Câmara de Vereadores de Florianópolis realizou neste sábado (23/3) a cerimônia de entrega das tradicionais homenagens prestadas no aniversário da Capital a personalidades que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento da cidade. O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, foi homenageado com a Medalha e Diploma Virgílio Várzea, uma das honrarias mais antigas concedidas pelo Município, que completou 346 anos de fundação.

“Toda a advocacia catarinense sente-se honrada e com a sua atuação reconhecida por intermédio desta homenagem que recebo, que é simbólica e extensiva a toda a nossa classe, que labuta nesta missão tão importante que é a promoção da justiça”, afirma o presidente da Seccional, que destacou ainda o orgulho de receber tal honraria do Município onde nasceu e pelo qual tem amor tanto quanto pelo exercício da advocacia.

O 2º vice-presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo da Intendência (PP), discursou em nome do Legislativo: “A história de Floripa jamais poderia ser sintetizada em poucos minutos, mas como manezinho que sou vou relembrar alguns episódios que fazem parte da nossa história: noites mal dormidas com medo das bruxas, o carnaval na praça XV, com nossa ilustre Nega Tide, a Procissão do Senhor dos Passos, a Velha Figueira. E como disse o poeta Zininho, jamais a natureza reuniu tanta beleza, jamais algum poeta teve tanto pra cantar.”

O promotor Daniel Paladino falou em nome dos homenageados e agradeceu a lembrança: “Nesta data festiva em que Florianópolis comemora 346 anos de história, me sinto honrado em fazer parte do grupo de pessoas que fazem relevante trabalho por essa cidade que é tão acolhedora e pela qual temos uma paixão fervorosa.”

O prefeito da Capital, Gean Loureiro (MDB), cumprimentou os homenageados e disse que muito mais do que a honra de quem recebe um título, é o bem que eles fazem por Florianópolis: “Essa cidade é inspiradora, e seus lugares únicos nos emocionam constantemente, olhando os homenageados eu posso ver uma variedade de setores de atuação, cada um apoiando de maneira íntegra o desenvolvimento da cidade e é isso que faz de Florianópolis uma Capital tão especial”.

Para presidente da Câmara, vereador Roberto Katumi Oda (PSD) o sentimento para o dia de hoje é alegria: “Aqui comemoramos com quem dedicou um tempinho da sua vida para engrandecer Florianópolis, seja na vida pública ou privada, essa data é de comemoração de todos”.

Vírgilio Várzea

A Medalha Virgílio Várzea é dedicada a quem, por serviços relevantes, contribuiu com o crescimento e valorização de Florianópolis, e foi concedida ao presidente da Seccional por projeto de lei proposto pelo vereador Tiago Silva, sancionado pelo prefeito Gean Marques Loureiro como a lei municipal 10.479/2019. “Me sinto honrado em homenagear o Dr. Rafael com esta que é uma das nossas mais tradicionais honrarias. Sua trajetória de relevantes serviços prestados como advogado, e agora como presidente da OAB/SC, contribuíram e vão continuar colaborando para o engrandecimento de nossa cidade”, afirma o autor da proposição.

Outras 26 personalidades de Florianópolis receberam também esta honraria, que lembra o jornalista, escritor e político Virgílio Várzea (1863-1941). Ele foi um dos fundadores e patrono da Academia Catarinense de Letras e escreveu para jornais catarinenses e do Rio de Janeiro. Foi também promotor público em São José (SC) e deputado estadual, e um dos destaques do seu legado como escritor é a obra “Santa Catarina: A Ilha”, documento histórico sobre a cultura e o povo ilhéu e sobre as localidades da Ilha de Santa Catarina. Além do presidente da OAB/SC, a presidente da Comissão de Direito Sistêmico da entidade, Eunice Schlieck, também foi homenageada com a medalha Antonieta de Barros. A desembargadora do TJSC pelo Quinto Constitucional da Advocacia e ex-presidente da subseção de Criciúma, Salete Silva Sannmaria recebeu o título de Cidadão Honorário.

CRÉDITO FOTO: Câmara Municipal de Florianópolis/Divulgação