Blog do Prisco
Destaques

Presidente da Undime: “A violência nas escolas deve ser combatida de fora pra dentro”

O novo presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de Santa Catarina, Alex Tardetti, secretário de Educação em São Lourenço do Oeste, acaba de assumir assento no Conselho Estadual de Educação.

O líder oestino passou à proa da Undime sucedendo Patrícia Lueders, hoje secretária adjunta de Estado da Educação.

Depois da barbárie em Blumenau, onde Patrícia foi secretária de Educação até subir para o cargo estadual, percebe-se uma lacuna.

Os secretários municipais, que estão lá na ponta e no dia a dia da educação nos 295 municípios de Santa Catarina, não têm sido ouvidos em relação às medidas já adotadas para melhorar a segurança nas escolas e muito menos para auxiliarem na proposição de soluções para essa pauta tão complexa e delicada.

Nesta entrevista, Tardetti discorre sobre a questão da segurança, fala de seus planos à frente da Undime e também agora como titular do Conselho Estadual de Educação. Confira:

Blog do Prisco – Frente a presidência da Undime, quais as ações e trabalhos a partir de sua posse?

Secretário Alex Tardetti – A Undime é a maior entidade representativa dos gestores de educação. A palavra é de continuidade dos trabalhos da então presidente Patrícia, bem como de fortalecimento do regime de colaboração entre outras instituições educacionais, órgãos de controle e Municípios Catarinenses.

Blog – Frente ao Conselho Estadual de Educação, quais as frentes de trabalho?

Tardetti – Já assumimos importantes responsabilidades, tais como comissão da Educação Básica, avaliação, sistemas de ensino e monitoramento dos Planos Educacionais. Momento de colaborar e aprender muito.

Blog – Quanto à segurança nas escolas, qual o posicionamento da Undime aos municípios catarinenses?

Tardetti – Fizemos hoje uma reunião com nossa Diretoria. Vamos propor um Grupo de Trabalho junto às Instituições como Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público, TCE, Defesa Civil e órgãos de segurança para criar protocolos que visem a segurança nas escolas. Nos mesmos moldes que fizemos quanto à pandemia no retorno às aulas. A violência nas escolas deve ser combatida de fora pra dentro, de maneira rápida e eficaz e só se consegue fazer com protocolos que envolvam várias frentes.

Blog – Qual a importância da educação sócio emocional para o acolhimento das nossas crianças ,professores e famílias ?

Tardetti – A nossa sociedade está doente, precisamos mudar o norte e refletir acerca do que estamos vivenciando e, a escola não pode pagar um preço que não lhe pertence. Mesmo assim, é dentro da escola que se resolvem várias situações. Tratar da emoção e acolhimento da comunidade escolar, faz-se necessário no atual momento em que vivemos.

Blog – Quem é o Alex Tardetti?

Tardetti – Sou um professor que cresceu dentro da escola pública. Conquistei espaços importantes por andar perto de pessoas fortes, com mentalidade de vencedores e que realizam grandes ações. Aprendi com essas pessoas. Agora, tenho a oportunidade de colaborar junto deles, e sempre, continuar a aprender, entender e defender a educação como ferramenta de transformação na vida das pessoas.