Blog do Prisco
Notícias

Presidente do PSL-SC participa do Encontro Nacional da Indústria da Construção

O líder do presidenciável Jair Bolsonaro em Santa Catarina, o presidente do PSL Lucas Esmeraldino, a convite do deputado federal Eduardo Bolsonaro (D na foto de capa), participou nesta sexta-feira (18), do 90º Encontro Nacional da Construção Civil (ENIC), realizado no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, pela Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (ASSIC/SC) e promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Com o tema “Inovar e Crescer, Construindo um País Melhor”, o 90ª ENIC reuniu empresários e profissionais de todos os segmentos da cadeia produtiva da construção civil, dirigentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em âmbito nacional e local, especialistas nos mais diversos temas, acadêmicos e profissionais da imprensa.

Evento reuniu empresários e profissionais da construção em Florianópolis – fotos>divulgação

 

Para um dos palestrantes do evento, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, a construção civil é mais que um termômetro, é um sinalizador do crescimento do País. “Nada melhor que um evento como este para mostrar a força do segmento, bem como propor melhorias ao setor, que refletirão no futuro do país. Me comprometo em falar com os demais deputados, visando verificar as medidas que podem ser tomadas para melhorar a vida dos investidores, porque sem eles dificultam os trabalhos na construção civil. E, se esta categoria está bem, tem mais emprego, mais renda para a população”, destaca.

Lucas, que aproveitou para ouvir os debates e as reivindicações principais do setor, faz questão de destacar a preocupação do militante com este tema, que tem importância nacional. “Pelo que venho acompanhando há alguns anos, a construção civil vem registrando indicadores econômicos sofríveis, sendo afetada, principalmente, pelo crescimento negativo da produção, nível de emprego estagnado, baixa lucrativa, muitas burocracias e excessivas exigências ao setor, altas cobranças de emolumentos, insegurança jurídica, entre outros pontos. Por isso, vejo que este evento serviu para discutir o momento e já vem mostrando uma nova realidade para o setor, apontando novas soluções ao ramo imobiliário”, enfatiza o pré-candidato ao senado, completando que, como representatividade política, estará participando e levantando temas como este, buscando melhorias, já que trata de um segmento que pode gerar muitos empregos e dar condições econômicas para o país.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, enfatizou que, além de abordar a realidade da área, o encontro serviu de palco para troca de conhecimentos, exposição de produtos, serviços e novas tecnologias, com objetivo de manter atualizados todos os segmentos da importante indústria mundial.

“No ENIC foram abordados temas sobre automação, política, inovação e sustentabilidade, como destaques.  Além disso, na oportunidade foi lançado o Construtech Ventures, que é um fundo para apoiar startups. Entre as startups já criadas, pode-se destacar as opções: distrato zero, manutenção de empreendimentos, novas tecnologias da construção, sustentabilidade, entre outras. Portanto, hoje, já vejo que o setor está pronto para ajudar na retomada do crescimento”, comentou Martins.

A programação do 90ª ENIC contou com a realização de palestras, plenárias, discussões e a realização de reuniões das comissões técnicas.