Blog do Prisco
Notícias

Presidente do TJSC e deputado Vampiro homenageados

Foi instalada nesta segunda-feira, 26, a segunda vara da comarca de Jaguaruna, em solenidade que contou com a presença de desembargadores e juízes, autoridades locais e regionais, servidores e profissionais que atuam na comarca, além de convidados e comunidade em geral.  O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Rodrigo Collaço e o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB) foram homenageados pela Câmara de Vereadores de Jaguaruna pela ampliação dos serviços judiciários nos municípios de Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão, com abrangência sobre 32 mil habitantes. A comarca registra aproximadamente 27 mil processos em trâmite.

A Vara Única da comarca passará a denominar-se 1ª Vara, com competência nas ações de natureza cível, de família e de infância e juventude. A nova unidade instalada será a 2ª Vara, que atuará em feitos criminais e de execução penal, Fazenda Pública e registros públicos entre outros. Tais competências podem ser revistas após seis meses de instalação. O juiz Gustavo Schlupp Winter, responsável pela então Vara Única, passará a responder pela 1ª Vara, enquanto o juiz Rodrigo Barreto será o titular da recém-instalada 2ª Vara.

A instalação da vara foi aprovada no último dia 19 de setembro, por unanimidade, em sessão administrativa do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Segundo estudo do TJ, ingressam em média 875 processos por mês na comarca.