Blog do Prisco
Manchete

Presidente do TSE decide mandato de SC: Guidi ou Ana Paula

Caberá à ministra Rosa Weber, presidente do TSE, decidir quem ficará definitivamente com uma das 16 cadeiras de Santa Catarina na Câmara dos Deputados. A disputa é entre Ricardo Guidi, do PSD, que atualmente está no cargo, e Ana Paula Lima, do PT.

O placar, que parecia praticamente decidido a favor da petista, virou novamente. Ministro Luiz Roberto Barroso, que pediu vista do processo em agosto, votou a favor do pessedista na terça-feira à noite. Sua argumentação levou outro ministro, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, a mudar o próprio voto. Agora está três a três, cabendo o voto de minerva à Rosa Weber, que foi indicada para o STF (e essa condição lhe permite integrar e presidir o TSE) por Dilmar Rousseff.

A história é longa, mas pode ser resumida: Ana Paula foi mais votada do que Guidi. O partido dela, no entanto,  não atingiu o coeficiente eleitoral para assegurar mais uma cadeira na Câmara Federal. Faltou um voto. O que está sendo julgado são 491 votos, que foram dados à petista Ana Laís. A Justiça estadual impugnou esses sufrágios que, se forem validados na instância superior, darão o mandato a Ana Paula Lima.

Posts relacionados

Governo dividido e o povo sem rumo

Redação

Faesc: governador ofende milhares de catarinenses

Redação

Discussão sobre Eletrosul chega à mesa do presidente na próxima semana

Redação