Blog do Prisco
Coluna do dia

Pressão em Brasília

Raimundo Colombo e Antônio Gavazzoni (Fazenda) vão a Brasília, novamente, nesta terça-feira, 7 e provavelmente quarta, 8. Terãso audiências com Henrique Meirelles (ministro da Fazenda) e Michel Temer. Os catarinenses estão otimistas e acreditam que voltam do Planalto Central já com um acordo sobre a dívida estadual com a União na bagagem.

A expectativa é que os detalhes sobre a polêmica sejam divulgados já nesta semana. Governador e secretário apostam no sucesso daquela proposta, consensuada com outras unidades federadas, de moratória (suspensão dos pagamentos mensais) de dois anos, mais a redução global de 60% dos débitos. Seria uma vitória e tanto.

O otimismo dos catarinenses se justifica. Michel Temer está governando de forma interina e encontra-se fragilizado. Precisa do apoio dos governadores. E acaba de conceder um pacote de aumentos estratosféricos ao funcionalismo público federal.

Significa que os argumentos para reclamar do caixa ficaram anêmicos. O raciocínio é que se pôde atender aos servidores, poderá socorrer os caixas estaduais. A conferir!

 

Argumento

Tudo bem que o aumento aos servidores foi uma estratégia para frear a ação do PT, que já estava insuflando a classe para paralisar a gestão Temer. Mesmo assim, o absurdo aumento não se justifica.

 

PM’s

A Aprasc está conclamando os policiais militares de Santa Catarina para uma assembleia geral nesta terça-feira, na Capital. A entidade está de sobreaviso depois que o governo decidiu suspender as promoções da carreira, voltando atrás em seguida.

O movimento acedeu o sinal de alerta.

 

Reviravolta em Imbituba

Um dia depois do prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso (PSDB) anunciar que não irá disputar a reeleição, 11 partidos promoveram na última quinta-feira, dia 2, na cidade do Litoral Sul, evento com o slogan “Juntos Somos Mais Fortes”.

Na ocasião, Gonzaga de Carvalho (PMDB), Christiano Lopes de Oliveira (PSD) e Rosenvaldo Júnior (PT) se apresentaram como pré-candidatos a prefeito de Imbituba. A pouco menos de 120 dias para o pleito municipal, os três partidos conversam e vislumbram uma possível aliança.

 

Nitroglicerina

A delação de Marcelo Odebrecht deve alcançar 13 governadores e quase 40 senadores.

 

Itajaí

Na cidade portuária, muito embora Paulo Bornhausen tenha dado todos os sinais de que não deseja concorrer, o prefeito Jandir Bellini ainda não jogou a toalha. Nos bastidores, estaria insistindo para que o ex-deputado concorra.

 

Itajaí 2

Ainda na cidade peixeira, o médico Deodato Casas (PSDB), que fez boa votação em 2012, também não será candidato. O partido pode compor ou até lançar a atuante vereadora Anna Carolina como candidata a prefeita.

 

Mudança

O ex-deputado José Carlos Cunha, o Bóca (PP), é o novo prefeito de Brusque. Foi eleito em pleito indireto na tarde de domingo, vencendo a chapa de Roberto Prudêncio Neto (PSD).

O pessedista perdeu a maioria na Câmara e os apoios migraram para o progressista.

 

Foro privilegiado

Enquanto o combativo juiz Sérgio Moro já lavrou 105 sentenças no âmbito da Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal ainda não condenou ninguém.