Blog do Prisco
Coluna do dia

Prévias 2024

Prévias 2024

João Paulo Kleinübing é natural de Florianópolis. Ganhou impulso em sua carreira política administrando em duas oportunidades a maior cidade do Vale do Itajaí, Blumenau, que também representou como deputado estadual.
Décio Lima, o petista, nasceu em Itajaí, mas também foi prefeito da loura Blumenau por oito anos.
Curiosamente, os dois representantes do Vale assumiram posições de muito relevo em 2023. O canhoto Lima foi eleito e empossado presidente do Sebrae Nacional. Outro catarinense, José Zeferino Pedrozo, o Zezo, é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae.
Esta semana foi a vez de Kleinübing assumir a presidência do BRDE. O banco foi criado na gestão do ex-presidente Jânio Quadros, quando os governadores do Sul eram Celso Ramos (SC), Leonel Brizola (RS) e Nei Braga (PR).
O BRDE, em 2022, emprestou R$ 4,4 bilhões para investimentos nos três estados sulistas.

Lucro

O banco teve lucro de meio bilhão de reais, com base estruturada em 95% dos municípios do Sul.

Estrutura

João Paulo Kleinübing entra no comando desta vigorosa estrutura. Mas ele ficará todo o período do mandato ou em abril de 2024 vai bater em retirada para ser uma alternativa à prefeitura da terceira maior cidade de Santa Catarina?

Observando

Décio, que foi o adversário de Jorginho Mello no segundo turno de 2022, não será candidato a prefeito de Blumenau. Mas pode apoiar a mulher, Ana Paula Lima, que se elegeu deputada federal.

Vale tudo

Trocando em miúdos, no Vale poderemos ter uma prévia, já em 2024, do que virá na disputa estadual de 2026.

Alagoanos

Alagoas é um estado pequenino, economicamente fraco se comparado com as unidades do Sul e do Sudeste. Mas ao longo da história, Alagoas tem se destacado. Os dois primeiros presidentes do período republicano foram Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Dois alagoanos. Marechais.

Vice

Floriano foi vice de Deodoro no primeiro mandato. Até eles se desentenderem e Floriano precipitou sua investidura na presidência. Mais recentemente, houve o “fenômeno” Fernando Collor de Mello. De lá, das Alagoas.

Timing

Agora, depois de tantos e tantos anos, Collor está sendo condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O mesmo STF que descondenou Lula da Silva.
Hoje temos dois alagoanos se digladiando em Brasília. Arthur Lira, o presidente da Câmara, e Renan Calheiros.

Cânon

Nenhum dos dois serve para santo. Lira hoje é a principal figura da República. Gostemos ou não. Foi eleito para o comando da Câmara com a maior votação da história. Pelo menos 300 parlamentares o seguem de olhos vendados. Sem contestar. E o governo? Quantos votos tem?

Claudicando

Falam em cerca de 150. O que é a metade dos votos sob controle de Lira. As MP’s que confirmam a nova super, hiper, mega estrutura do governo esquerdista, só passaram depois de Lula da Silva tomar a bênção de Lira.
O fim de Lula pode ser o mesmo de Dilma.