Blog do Prisco
Coluna do dia

Prévias no PMDB

De maneira reservada, a interlocutores, Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB, já avisou que está disposto a abrir a possibilidade de prévias no partido para a escolha do cabeça de chapa em 2018.

Ele deve cortar anunciar e oficializar a possibilidade já na primeira reunião da executiva estadual, em janeiro. Naturalmente, o próprio Mariani será candidato e vai se inscrever. Os peemedebistas interessados poderão se alistar até o dia 31. O presidente pensa em fazer a prévia ali pelo dia 15 de março. Ou seja, antes da data fatal (primeira semana de abril) para prefeitos que desejam disputar a majoritária renunciarem ao cargo. De forma democrática e inteligente, Mariani abre a possibilidade de Udo Döhler se inscrever e disputar a prévia. E acaba com essa história de que o alcaide de Joinville pode não ser candidato porque teria que dar um salto no escuro, renunciando sem saber se seria indicado. Se Udo vencer as prévias do dia 15, poderá renunciar tranquilamente até 6 de abril e disputar o governo pelo PMDB.

Gesto democrático de Mauro Mariani e que tem tudo para esquentar as bases peemedebistas já em janeiro.

 

Turismo

Parte importante do PIB político de SC participou, esta semana, do lançamento da Operação Veraneio edição 2017-2018, realizada pelo Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública (SSP).  Nada mais justo, afinal, a chamada indústria limpa representa em torno de 12% do PIB catarinense.

 

Nova direção

O próximo dia 3 de janeiro marcará o início de uma mudança de paradigma na aviação em Santa Catarina. A Floripa Airport, empresa pertencente ao grupo suíço Zurich Airport, assume 100% das operações do Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, hoje administrado pelo Governo Federal, por meio da Infraero. Ainda em janeiro, a Floripa Airport iniciará a construção de um novo e moderno terminal, quatro vezes maior que o atual e que ficará pronto em outubro de 2019.

 

Novo presidente

Um total de 5.424 profissionais votou nas eleições para presidente do CREA-SC, Confea e Diretores da Mútua-SC. O engenheiro agronômo Ari Geraldo Neumann venceu o processo eleitoral com 1.886 votos. O mandato é de três anos com direito a reeleição. A informação é extraoficial e a homologação do resultado e publicação do edital final ocorrerá na reunião plenária do Confea, nesta quarta-feira.

 

Promoções

Como prometido à presidência da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (Adepeol) no dia 7 de agosto deste ano, o governador Raimundo Colombo finalmente autorizou as promoções dos 1.302 policiais civis, nas carreiras de Delegado de Polícia, Escrivães, Agentes de Polícia e Psicólogos. O anúncio foi dado nesta segunda-feira, 18, com a presença do vice-governador Eduardo Moreira e várias outras autoridades. Presidente da entidade, delegado Ulisses Gabriel, fez questão de enfatizar que se trata de uma “conquista muito importante” para a categoria.

 

Nesta quarta

Com a presença de Raimundo Colombo, e Eduardo Moreira, e lideranças políticas da região que se empenharam na concretização da obra, como o deputado estadual e secretário da infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, e os prefeitos de Criciúma, Clesio Salvaro, e de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, será inaugurada nesta quarta-feira, às 10 horas, a Via Rápida, como é conhecida a SC-446, Rodovia Aristides Bolan, que liga Criciúma e Içara à BR-101.