Blog do Prisco
Manchete

Procon adverte sindicato sobre aumentos abusivos nos preços dos combustíveis

Cerca de 22 municípios de Santa Catarina enfrentam paralisações nas estradas devido a greve nacional dos caminhoneiros. As últimas informações são de que a região sul é a mais atingida pela manifestação.
Para evitar que o consumidor venha a ser prejudicado por tais atos, o PROCON SC notificou o Sindicato dos postos de Combustíveis de Santa Catarina para que advirta seus associados sobre uma possível elevação no preço dos combustíveis.
No documento, o órgão levou em consideração diversos fatores, entre eles que a prática do aumento abusivo de preços sem qualquer justificativa vai contra o Código de Defesa do Consumidor, e está sujeito a sanções administrativas.
A conduta abusiva também seria reforçada pelo fato de que o aumento se daria não pela alta demanda, mas pela possível escassez do produto nos postos, decorrenteda greve.
Portanto, o PROCON SC exige que o Sindicato oriente os postos atuantes no estado para que não elevem o preço dos combustíveis devido à greve.
“Nos momentos que a população deve se unir, não podemos deixar que os estabelecimentos venham a tirar vantagem excessiva dos consumidores. Chega a ser vergonhoso e, por isso, estamos de olho”, lamenta o diretor do PROCON SC, Tiago Silva.
Em caso de desobediência comprovada, o estabelecimento que for flagrado praticando esta conduta poderá sofrer sanções administrativas, determinadas pelo Ministério Público.

foto>Arquivo

Posts relacionados

DNIT estima elevar orçamento para obras em SC no orçamento da União

Redação

PEC de relatoria do senador Esperidião Amin que busca proteger caminhoneiros de penalizações indevidas está na pauta da CCJ

Redação

Fecomércio SC se opõe à taxação de lucros e dividendos

Redação