Blog do Prisco
Destaques

Professora da Univali assume presidência da Abracrim

É a primeira vez, em 30 anos, que o cargo é ocupado por uma mulher

 A docente do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Adriana Spengler, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim). A iniciativa integra a comemoração dos 30 anos da Associação e também é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

A transmissão do cargo foi oficializada no dia 27 de fevereiro pelo presidente eleito para a gestão 2022/2025, Sheyner Asfóra. A professora ficará no cargo até 2 de abril ao lado da advogada Ana Paula Trento que, na mesma ocasião, assumiu a vice-presidência da Abracrim.

O fato é considerado histórico por ser a primeira vez, em 30 anos, que uma mulher assume esta posição na diretoria da entidade. Spengler destaca que a Associação vem primando pela paridade e conta que, neste período, também vigora uma campanha estadual pela representatividade da mulher no segmento.

“Nos Estados em que há advogadas ocupando a vice-presidência, neste mês de março, há um incentivo para que assumam o cargo de presidentes estaduais. Embora seja um cargo temporário, é muito simbólico. É uma oportunidade de promover uma reflexão e demonstrar que as mulheres podem ocupar os cargos de liderança, de igual para igual com os homens”, exalta a docente.

A professora da Univali também se consagrou como a primeira advogada a assumir a vice-presidência nacional da Abracrim, cargo que assume na atual gestão. A advogada afirma que a área criminal sempre foi um terreno majoritariamente masculino, mas adverte que esta realidade vem se transformando.

“As mulheres já representam quase 50% dos profissionais vinculados à Abracrim. Com este crescimento todo, é natural que, cada vez mais, possamos assumir os cargos de liderança”, afirma a docente.