Blog do Prisco
Destaques

Professores da Univali têm projetos aprovados na chamada Universal do CNPq

Sete professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tiveram projetos aprovados na chamada Universal nº 10/2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O resultado, divulgado nesta quinta-feira, 30, contempla projetos dos professores Ana Paula Lisboa Sohn, Anita Maria da Rocha Fernandes, Carina Nunes Bossardi, Cesar Albenes Zeferino, Giorgio Gilwan da Silva, Luiz Carlos Klein Junior e Rosilene Marcon.

A chamada tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação do país em qualquer área do conhecimento. As propostas foram classificadas em duas faixas de acordo com as características dos grupos de pesquisa.

Os grupos emergentes devem ter no mínimo três doutores e o valor máximo do recurso é de R$ 165 mil. Já os grupos consolidados precisam ter entre os membros, pelo menos, cinco doutores vinculados a duas instituições distintas. Para esta faixa o valor máximo é de R$ 275 mil.

“Esta é uma das mais tradicionais chamadas do CNPq e é extremamente importante, pois apoia projetos desde jovens pesquisadores até profissionais com carreira consolidada na pesquisa. A chamada Universal é fundamental para estimular o desenvolvimento científico no país e, por compreender diferentes áreas do conhecimento, incentiva também a formação de novos grupos de pesquisa”, destaca o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

Os valores recebidos pelos projetos poderão ser aplicados em itens de custeio, capital e bolsas de pesquisa nas modalidades de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica Industrial, Desenvolvimento Tecnológico Industrial e Apoio Técnico. Os projetos aprovados terão apoio financeiro do CNPq durante 36 meses.

“Ao financiar projetos de diferentes áreas a chamada Universal do CNPq configura-se como uma grande aliada da ciência básica, pois muitos dos outros editais disponíveis têm focos mais específicos. Outra característica importante desta chamada é incentivar projetos desenvolvidos em rede ou grupos de pesquisa, fomentando assim o intercâmbio entre pesquisadores e instituições nacionais e internacionais. Estamos muito felizes e orgulhosos pelos nossos pesquisadores que tiveram seus projetos aprovados”, afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.