Blog do Prisco
Notícias Últimas

Professores e alunos da Udesc-Esag ajudarão Governo de SC a qualificar gestão pública

O Governo do Estado decidiu recorrer à expertise da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – para qualificar a gestão pública estadual. Na última segunda-feira, 8, professores do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag apresentaram ao governador Carlos Moisés algumas possibilidades de parceria. Dois projetos-piloto terão início já no segundo semestre de 2019.

As propostas foram apresentadas durante a reunião do colegiado estadual (com o governador e todo primeiro escalão do governo), na sede da Secretaria de Defesa Civil, em Florianópolis, pelos professores Leonardo Secchi e Ivoneti Ramos. O governador tratou o tema como “prioritário” e, entre as ideias apresentadas, determinou que duas delas serão imediatamente incorporadas pelo governo, com projetos-piloto em duas secretarias.

Residência

Uma delas é a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). A superintendente de planejamento da SIE, Larice Peters, já vinha tendo conversas preliminares com os professores Leonardo Secchi e Patrícia Vendramini, da Udesc Esag, para que a secretaria abrigue o projeto-piloto de Residência em Gestão Pública.

Estudantes de graduação em Administração Pública da Udesc Esag, em fim de curso (7ª e 8ª fases) atuarão dentro da secretaria como residentes (à semelhança das residências na área de saúde), durante um ano. Acompanhados por professores da Udesc Esag como mentores, eles aplicarão o conhecimento obtido no curso para a qualificação da gestão pública.

Apesar de tratado como piloto, o projeto já foi aplicado em governos municipais, ainda que sob outro arranjo. Idealizado pelo alunos do curso Administração Pública da Udesc, a Residência em Gestão Municipal foi executada pela Fundação ENA – Escola de Governo, com os demais parceiros do projeto Qualifica: Mandato de Excelência. Mas nesse caso, o programa colocou nas prefeituras profissionais já formados.

Consultorias disciplinares

O outro projeto-piloto será implantado na Secretaria de Estado da Administração (SEA). Nesta terça-feira, 9, o secretário de administração, Jorge Eduardo Tasca, recebeu professores de Administração Pública da Udesc, representantes da Fundação ENA e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) para tratar da iniciativa. Secchi, Ramos e o professor Arnaldo Lima, da Udesc Esag, apresentaram a proposta de consultorias disciplinares.

O projeto-piloto prevê nesse caso que as disciplinas do curso de graduação em Administração Pública – que já procuram envolver os alunos na solução de problemas reais – possam ter suas atividades direcionadas para atender demandas apresentadas pela SEA. Como primeiro passo, os professores do curso que aderirem ao projeto indicarão as atividades desenvolvidas com os alunos que sejam aplicáveis à parceria. A partir dessa lista, a secretaria apresentará suas demandas.

Assim como a Residência em Gestão Pública, as consultorias disciplinares não são inéditas na graduação em Administração Pública da Udesc Esag. A cada semestre letivo, turmas de alunos da 8ª fase do curso já desenvolvem consultorias direcionadas a demandas específicas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Possibilidades

De acordo com o professor Leonardo Secchi, as propostas de parceria entre o Departamento de Administração Pública da Udesc Esag e o Governo do Estado não se limitam a esses projetos já encaminhados. Outras ideias, ainda em discussão mas como grande possibilidade de ser tornarem realidade, tem o potencial de impactar fortemente a eficiência do Estado.

E a parceria tem ganhos dos dois lados. “O governo valoriza o conhecimento produzido na universidade e, em vez de contratar consultorias de empresas para melhorar a gestão, incorpora esse conhecimento sem pagar nada a mais, por meio de sua universidade estadual”, explica o professor. “E há o ganho na formação dos alunos, que trabalham cada vez mais na solução de problemas reais”.