Blog do Prisco
Notícias

Associação de Relações Institucionais e Governamentais será lançada

Estabelecer normas de conduta e regras claras para o exercício da atividade de relações institucionais e governamentais é o objetivo de um grupo de profissionais que lança na terça-feira (26), durante evento no plenarinho da Assembléia Legislativaalesc plenarinho (foto), a Associação Catarinense de Relações Institucionais e Governamentais (ACRIG). Será a primeira entidade estadual a organizar a atividade no país e contará com a presença no presidente da Associação Nacional, Caio Leonardo Bessa Rodrigues.

“O trabalho já faz parte da rotina no Parlamento, órgãos do Executivo, entidades empresariais e organizações privadas de forma geral, mas precisa ser regulamentado e conhecido pela comunidade. É saudável que todos os segmentos da sociedade tenham acesso aos centros de poder e possam defender seus interesses de forma transparente”, diz o empresário Edgard Usuy, dono de uma empresa que presta consultoria na área.

O grupo que está à frente da ACRIG, integrado por pessoas das mais diversas formações (advogados, jornalistas,
administradores e economistas), vem se reunindo desde novembro do ano passado. Adaptaram o código de conduta da associação nacional, criaram seu próprio estatuto e, antes de formalizar a organização, convidaram alguns profissionais que lidam com a atividade no dia a dia para apresentar a ACRIG. “Foi muito bom saber que as pessoas têm simpatia por uma entidade que vem contribuir com um processo legislativo mais aberto e participativo”, disse Usuy.

Uma das primeiras ações da ACRIG será encaminhar projeto de resolução à Mesa da Assembleia Legislativa, por meio do deputado Aldo Schneider, que coordena um grupo de trabalho para atualizar o regimento interno, propondo a criação de um cadastro dos profissionais que transitam pela Casa, representando empresas e entidades. Outra novidade é o lançamento de um curso de pós-graduação em parceria com a Fundação Getúlio Vargas/SOCIESC para quem deseja atuar no segmento.

Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação