Blog do Prisco
Notícias Últimas

Profissionais de Timbó conhecem projetos de educação no trânsito de Brusque

Nesta segunda-feira (4), a Guarda de Trânsito de Brusque recebeu representantes da Prefeitura de Timbó para conhecer os projetos educativos que são realizados no município. Durante o dia foram apresentados os projetos “Trânsito Quiz”, “Anjos do Trânsito”, “Chega de blá blá blá” e “Veiculocentrismo”.

O agente de trânsito, Adriano Rocha da Silva, responsável pelos projetos de educação no trânsito, com o agente Everton Cunha, explica que os projetos são forma de orientar as crianças a crescerem cidadãos mais conscientes no trânsito. “Temos projetos voltados à pré-escola, ensino fundamental e também ensino superior. Quando falamos com as crianças, sempre de forma lúdica numa linguagem que eles possa mentender, estamos trabalhando para que eles cresçam mais conscientes do seu papel no trânsito. Além disso, eles levam as mensagens para os pais”.

No momento os projetos não estão sendo aplicados, devido à pandemia de Covid-19 e serão retomados no próximo ano. “Nosso objetivo é retomar com todos os nossos projetos no início do próximo ano”.

Além de Timbó, representantes de Indaial também já estiveram em Brusque para conhecer os projetos de educação no trânsito. “Nosso trabalho também foi apresentado para profissionais de Minas Gerais, por conferência on line, o que mostra que já somos referência no assunto”.

Saiba mais sobre os projetos

Trânsito Quiz: Dividido em quatro etapas, o jogo consiste em 19 perguntas sobre trânsito. Elas são divididas em leves, médias, graves e gravíssimas. Na primeira fase, são realizadas palestras nas escolas. Também acontece a distribuição de materiais didáticos com a temática de trânsito. Na segunda parte, os alunos são divididos em grupos e acontece o jogo de perguntas e respostas. O grupo vencedor vai para o terceiro nível onde é classificado o grupo que vai representar a escola. Nesta quarta e última fase as escolas competem entre si.

Anjos do Trânsito: Agentes da GTB orientam crianças da pré-escola sobre a conduta adequada no trânsito e mostrar para as crianças a importância de se comportar de forma segura e respeitosa no trânsito. As aulas também são uma oportunidade das crianças terem um contato com a GTB (Guarda de Trânsito de Brusque) e seus agentes.

Chega de blablablá: O projeto é a segunda etapa do “Anjos do Trânsito” e visa conversar com os pais das crianças para orientá-los sobre segurança no trânsito. Assim, toda a família é envolvida na educação para o trânsito.

Veiculocentirsmo: Projeto aplicado com estudantes do ensino superior, que normalmente tiraram recentemente a CNH (carteira nacional de habilitação). O objetivo é falar sobre o comportamento humano no trânsito.