Blog do Prisco
Manchete

Progressistas Catarinense Adia Convenção Estadual e Define Pré-Candidata à Presidência

Lideranças do Partido Progressistas de Santa Catarina se reuniram na sede do Diretório Estadual para discutir temas de relevância para a sigla, incluindo a campanha de filiação partidária e a realização da Convenção Estadual. O presidente em exercício, senador Esperidião Amin, abriu os trabalhos destacando a importância da reunião da Executiva Nacional realizada na última terça-feira, 19, na qual foram lançados os “onze mandamentos” que irão nortear as ações do partido.

Em um comunicado oficial, o partido enfatizou que esses mandamentos representam a essência do Progressistas e servirão como alicerces para suas futuras ações. O Secretário Aldo Rosa acrescentou que o Senador Esperidião Amin, durante a Reunião Nacional, elogiou a aprovação unânime da “Agenda Central”, que reafirma os princípios presentes no Manifesto do partido, lançado quando ainda era conhecido como PDS.

Uma decisão histórica também foi anunciada durante a reunião: a Senadora Teresa Cristina (PP/MS) foi escolhida como a pré-candidata à Presidência da República pelo partido. Além disso, o Presidente Ciro Nogueira reafirmou a posição de oposição ao Governo Federal e deixou claro que sanções disciplinares por infidelidade partidária serão aplicadas aos filiados, independentemente de terem ou não mandato.

O comunicado oficial também destacou que a Campanha Nacional de Filiação, lançada no âmbito do Projeto Nacional 2024/2026, é uma prioridade para o Diretório Nacional. Essa campanha tem como objetivo atrair lideranças para disputarem as eleições municipais do próximo ano.

No entanto, diante da perspectiva de que a eleição de um novo diretório estadual neste momento poderia impedir a participação de novos filiados pelos próximos 3 anos, os integrantes da reunião decidiram pelo adiamento da Convenção Estadual. Em seu lugar, foi nomeada uma Comissão Provisória Estadual, liderada pelo ex-deputado Leodegar Tiscoski (foto), que traz consigo uma vasta experiência política e é considerado o mais qualificado para a função. A comissão terá a responsabilidade de conduzir o partido até a realização da Convenção Estadual.