Blog do Prisco
Notícias Últimas

Projeto da Estácio oferece atividade motora adaptada para pessoas com doenças crônico-degenerativas

O Viva Saúde tem como objetivo oferecer à comunidade local uma oportunidade gratuita de acesso à saúde por meio de exercícios físicos prescritos por profissionais especializados
Um projeto de Extensão da Estácio oferece atendimento especializado para a prática de exercícios físicos voltados para pessoas com diabetes, dislipidemias, síndrome metabólica, cardiopatas, doenças pulmonares obstrutivas, entre outras. Coordenada pelos professores do curso de Educação Física Dr. Thiago Luís da Silva Castro e Dra. Elizandra Gonçalves Ferreira, a iniciativa oferece à comunidade uma oportunidade gratuita de acesso à saúde por meio de exercícios físicos, prescritos por profissionais especializados nesta área.
A professora Elizandra Gonçalves Ferreira explica que o Viva Saúde nasceu da necessidade de um programa de atividade motora adaptada gratuita para atender a população, além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar a experiência da extensão universitária.
“Queremos promover atividade de saúde e reabilitação, de caráter multidisciplinar e sistemático, com possibilidade de continuidade e multiplicação. O objetivo é promover a melhora do perfil lipídico e metabólico em sujeitos com Obesidade, Dislipidemia, Hipertensão, Diabetes Melittus e Síndrome metabólica”.
O projeto aceita inscrições de pessoas com obesidade, dislipidemia, hipertensão, diabetes, síndrome metabólica, bronquite, asma, doenças pulmonar obstrutiva crônica (DPOCs), e cardiopatas, que apresentarem liberação médica para prática de exercícios físicos. “Após a inscrição e apresentação do atestado médico, será realizada uma avaliação diagnóstica antes de iniciar a prática do exercício físico. Os dados obtidos nas avaliações serão fundamentais para a prescrição adequada dos exercícios”.
As atividades ocorrem no Laboratório de Práticas Corporais I e na Academia Escola Estácio, no Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Com uma frequência de três vezes por semana, com duração de 50 minutos, são realizados exercícios de musculação, funcionais, cardiorrespiratórios em ambientes livres (caminhadas e corridas no estacionamento) ou controlados (esteiras, elípticos e bicicletas ergométricas). “Todas as recomendações sanitárias serão rigorosamente cumpridas e será respeitado o número máximo de 5 participantes por turma”, diz a professora.
Os interessados em participar do projeto Viva Saúde devem entrar em contato pelo WhatsApp: (48) 9973-2200.