Blog do Prisco
Destaques

Projeto da UniSul recebe prêmio de Inovação no Ensino Superior

Instituição foi reconhecida pelo case “Perfiladora de Fibra de Bananeira” 

A UniSul, integrante do ecossistema Ânima, conquistou o prêmio ‘Inovação no Ensino Superior’, na modalidade ‘Ações junto à comunidade’, pelo projeto ‘Perfiladora de Fibra de Bananeira: A Inovação Frugal como Impulsionadora para o Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Rurais”. A 3ª edição do prêmio reconhece instituições de ensino e professores que adotam soluções inovadoras para a sociedade através de projetos de extensão.

O projeto traz o conceito de Inovação Frugal (IF), uma abordagem que busca criar soluções simples, acessíveis e eficazes, valorizando a sustentabilidade. “A Perfiladora, produzida por meio de materiais descartados, tem como objetivo extrair fibras de bananeira de forma fácil e segura, atendendo às necessidades específicas das artesãs têxteis em Corupá, em Santa Catarina”, explica a professora e autora do projeto Anelise Leal Vieira Cubas, que integra o Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) e Programa de Pós-graduação Ciências Ambientais (PPGCA) da Unisul.

O projeto também contou com a participação de outros coautores e professores da UniSul, como a professora Ana Regina Aguiar Dutra, dos cursos de Pós-graduação em Administração (PPGA), e o professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Doutorado e Mestrado). Além da colaboração do aluno de engenharia de produção Mauro Soares, e da aluna Ana Paula Provin, doutoranda em Administração.

Para Anelise Cubas, a premiação é o reconhecimento dos professores e alunos que estão empenhados em criar soluções voltadas para a comunidade. “O prêmio é o resultado de muito empenho e dedicação de uma equipe que se preocupa com o desenvolvimento da região de modo sustentável e inclusivo para todos’’, explica a professora.

O Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” foi criado pelo Semesp para reconhecer profissionais que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira, além de destacar o professor Rodrigues, pioneiro da educação e um dos principais responsáveis pela posição de relevância alcançada pelo sistema educacional superior privado no País. Para conhecer os demais vencedores do prêmio, acesse o link.

Sobre a UniSul

 

A UniSul possui 58 anos de história e desde 2021 passou a integrar o Ecossistema Ânima. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, também é uma das marcas empresariais mais lembradas da região, e com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação presencial, 90 especializações, além de quatro cursos de Mestrado e quatro de doutorado nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A UniSul também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A Unisul é bastante atuante nas comunidades em que está inserida, por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social contabilizou 179.205 atendimentos a pessoas carentes através dos projetos gratuitos; ao todo foram 131 projetos realizados por professores e alunos. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.