Blog do Prisco
Notícias

Projeto de enfrentamento à violência para mulheres fronteiriças

Nesta terça-feira (03), será realizada, em Florianópolis, uma reunião do Projeto “SC Fronteiras – Políticas Públicas de enfrentamento à violência e promoção da autonomia econômica/social para as mulheres fronteiriças”. A reunião faz parte das atividades do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL) – que compreende os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul – nas Comissões de Políticas para as Mulheres e Segurança Pública.

Santa Catarina é o estado com menor extensão fronteiriça da região sul: possui aproximadamente 140km de fronteira com a Argentina, dos 295 municípios, 11 estão localizados na faixa de 50km da fronteira e 1 é considerado cidade-gêmea. São eles: Bandeirante, Belmonte, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Tunápolis e Itapiranga. A Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, e a delegada de polícia Patrícia Maria Zimmermann D’Ávila são as representantes de Santa Catarina no evento.

Na ocasião, será elaborado um diagnóstico das demandas específicas de cada comunidade, os tipos de violência que acometem as mulheres que vivem nas áreas de fronteira, visando a construção de políticas públicas para superação das desigualdades e enfrentamento à violência, buscando o desenvolvimento econômico e social das mulheres fronteiriças.

Para a Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Romanna Remor (foto), esse ponto do projeto é muito importante pois “sabe-se que a violência contra as mulheres é acentuada nas regiões de fronteira, mas para que se possa enfrentar esse problema de forma regionalmente integrada, é necessário conhecer essa realidade mais a fundo, com um diagnóstico que nos leve as causas e as possíveis soluções”, concluiu.

Depois de pronto, o pré-diagnóstico será apresentado aos quatro governadores do CODESUL, na tarde da próxima quarta-feira (04), para que eles tenham ciência do andamento do projeto e para que as outras etapas possam começar a serem executadas.