Blog do Prisco
Notícias Últimas

Projeto Fortaleza de Santa Cruz, da UFSC, recebe homenagem de 40 anos

O requerimento do senador Esperidião Amin que solicita uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos do projeto UFSC Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim foi aprovado no plenário do Senado Federal na noite desta terça-feira (2). A data da solenidade ainda será definida.
Em 21 de novembro de 1979 a Universidade Federal de Santa Catarina assumiu a gestão da Fortaleza, hoje na área de jurisdição do município de Governador Celso Ramos. A fortaleza foi aberta à visitação pública em 1984, na sequência a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones passou à guarda da UFSC em 1991 e foi aberta ao público no ano seguinte. Por fim, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, aberta ao público em 1992, também vem sendo gerenciada pela UFSC desde essa data.
Construídas pela Coroa Portuguesa a partir de 1739 com a função de guarnecer a entrada da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina, as fortalezas foram declaradas Patrimônio Histórico Nacional em 1938 e as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones estão entre as 19 fortificações brasileiras indicadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para tornarem-se Patrimônio da Humanidade. A atuação da UFSC, que mantém as três fortificações abertas à visitação durante o ano todo, busca preservar e tornar acessíveis elementos da história e da cultura catarinenses.