Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Projeto para flexibilizar reajustes anuais de salário

O reajuste anual dos pisos salariais nacionais, como o do magistério público da educação básica, poderá conter mecanismo para impedir o desequilíbrio das contas públicas.

O objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 409/2016, do senador Dalirio Beber (PSDB-SC), é dar ao gestor público a opção de reajustar os salários pela inflação acumulada dos últimos 12 meses ou pela taxa de crescimento das receitas tributárias próprias somadas às transferências oficiais recebidas no exercício anterior.

Dalirio Beber - reajustes anuais

O texto, que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), permite que União, estados e Distrito Federal optem por reajustar os pisos salariais pelo menor desses índices. A proposta também estabelece que a opção do gestor público não poderá acarretar a redução dos valores nominais, de forma a garantir o princípio da irredutibilidade dos salários.

Após a votação na CAE, a proposta será enviada para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

Posts relacionados

Governo do Estado e Prefeitura de Joinville firmam parceria histórica para ampliar Maternidade Darcy Vargas e Hospital São José

Redação

Governador dá posse ao novo secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde

Redação

Governador Jorginho Mello libera terceira pista da SC-401 para aliviar trânsito na temporada de verão

Redação