Blog do Prisco
Destaques

Proposta da FECAM ganha apoio da FCDL/SC e uma das medidas é acatada pelo governador afastado

Após a união entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio-SC e a Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da FECAM para apresentação em conjunto de um programa emergencial de combate aos efeitos econômicos da pandemia, nesta terça-feira, 30, a proposta ganhou o apoio da Federação das CDLs do Estado – FCDL/SC. O secretário de Desenvolvimento de São José e presidente do colegiado da FECAM, Marcelo Fett, e o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, conversaram e alinharam a parceria. Tauffer irá apresentar Programa Emergencial de Combate aos Efeitos Econômicos de Pandemia – SUPERA SC nos próximos dias à diretoria da entidade.

A reunião agendada desde sexta-feira, dia 26, acontece após o governador afastado Carlos Moisés anunciar segunda-feira, 29, que o Governo abrirá fundo de auxílio emergencial a empreendedores impactados pela pandemia para pagamento de juros de financiamentos do BRDE e Badesc. Apesar do atraso no anúncio das medidas, a ação está entre uma das sugeridas no dia 17 de março, em reunião na FECAM, coordenada pelo presidente da entidade, Clenilton Pereira, prefeito de Araquari e secretários municipais de desenvolvimento, que contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon, e da deputada estadual Paulinha. “Lamentamos que tenha demorado tanto a apresentação desta proposta e tenha acontecido só após o afastamento pelo tribunal de julgamento. Até então, o Governo insistia na tese de que Santa Catarina vivia no pleno emprego, de que não havia recursos em caixa para fazer qualquer plano e chegou a declarar na imprensa que o Estado era Cingapura”, destaca Fett.

No encontro na FECAM, Fett alertou que o Estado dispunha de mecanismos para criação desse fundo e destacou que o atual modelo do programa Juro Zero não atendia às necessidades dos empreendedores (sem carência e com prazo reduzido), além de elevado custo para o governo que paga o juros. “Apesar das declarações oficiais, insistimos que a realidade era outra e que o estado dispunha sim de condições para criação desse programa. Buscamos apoio no setor produtivo e a proposta ganha cada vez mais força e apoio. Esperamos que a governadora Daniela Reinehr implemente a medida e chame as entidades e lideranças envolvidas no tema para dialogar e conhecer outras propostas”, enfatiza o presidente da Câmara Técnica da FECAM.