Blog do Prisco
Coluna do dia

Protagonista

Raimundo Colombo escalou alguns degraus na importância política e de liderança no contexto nacional. Tanto na saída da reunião de governadores com o presidente Michel Temer, como na de terça-feira, exclusiva para mandatários estaduais, ele foi escolhido como porta-voz do grupo para atender a imprensa e, consequentemente, falar para milhões de pessoas.

Até porque Santa Catarina largou na frente no ajuste previdenciário, já em vigor desde 2015. Quer queiram ou não, o Estado é um dos melhores, senão o melhor, do ponto de vista do equilíbrio das contas. E sem aumentar impostos, uma posição inarredável do governador catarinense.

É um momento importante, de grandes mudanças e Colombo pode ganhar uma notoriedade que até então não vinha tendo, embora faça uma gestão reconhecida nacionalmente sob vários aspectos. Está acontecendo naturalmente e seria leviano neste momento falar sobre uma projeção nacional do governador para 2018.

 

Candidatos golpistas

O Partido dos Trabalhadores de Florianópolis manifestou através de nota, deliberada pela Comissão Executiva Municipal (CEM), a decisão de não apoiar nenhuma candidatura neste segundo turno. De acordo com o texto, ambas representam retrocesso aos trabalhadores e apoio ao Golpe contra a Democracia.

 

Voto nulo?

“Diante destes fatos, o PT manifesta que ambas as candidaturas, que foram ao segundo turno, não são alternativas e não representam qualquer tipo de mudança para Florianópolis. Pelo contrário, representam retrocessos e reforço político contra os trabalhadores (as). Não nos representam. Por isso defendemos o voto nulo”, diz o documento.

 

Sem rumo

Com todo o respeito ao comando do PT na Capital, mas a nota demonstra que o partido está perdidinho. Falar em golpe contra a democracia e orientar voto nulo? Menos, senhores. Também é preciso saber se alguma das candidaturas iriam querer o apoio do PT no segundo round. O brutal desgaste em função dos escândalos sem fim envolvendo figuras de proa do petismo sugere que receber suporte formal da legenda pode significar perda de votos!

 

Parceria

O deputado Mário Marcondes recebeu, esta semana, o prefeito eleito de Campo Erê, Odilson “Nego” Lima. Além de cumprimentar o mandatário pela vitórias nas urnas, o parlamentar conheceu detalhadamente as principais demandas do município oestino.

Marcondes reiterou seu compromisso com a população de Campo Erê, colocando-se à inteira disposição para ajudar o município.

 

Nova eleição

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina negou provimento ao recurso interposto por Serginho Rodrigues e Priscila Dias referente aos registros de suas candidaturas a prefeito e vice-prefeita em Bom Jardim da Serra. Determinou, ainda, a realização de novas eleições no município, caso a decisão transite em julgado (não caiba mais recurso).

 

Inelegível

O juiz da 28ª Zona Eleitoral, Ronaldo Denardi, havia indeferido o registro da chapa majoritária, em virtude de ter declarado inelegível a candidata a vice-prefeita Priscila Dias. Já no TRE, os juízes não acataram as alegações dos candidatos e indeferiram o recurso.

 

Trabalhando

Prefeito e vice eleitos em Criciúma, Clésio Salvaro e Ricardo Fábris, estiveram no Palácio Santa Catarina com o Vice-Governador, Eduardo Moreira. Na Capital, também conversaram com o Secretário Estadual de Saúde, João Paulo Kleinubing, na sede da pasta. Na reunião discutiram a participação do governo com o município de Criciúma para ajudar no custeio do Hospital Materno Infantil de Santa Catarina em Criciúma e a contratualização do Hospital São José.