Blog do Prisco
Notícias Últimas

PSD anuncia aliança com PSB e PR para eleições 2016

A partir de agora PSD, PSB e PR estão juntos em Santa Catarina. O anúncio da aliança partidária foi feito nesta sexta-feira (20/11) pelos deputados Gelson Merisio (PSD), Paulo Bornhausen (PSB) e Jorginho Mello (PR), durante coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Com esta união, as siglas pretendem estar juntas em 90% dos municípios catarinenses.

Jorginho Mello, Gelson Merisio e Paulo Bornhausen internaA decisão é resultado de um diálogo que já vinha ocorrendo há meses entre as três lideranças, muito em função do atual cenário político, com novas regras eleitorais, onde se tem menos tempo de campanha e de propaganda nas rádios e televisão.
Segundo Merisio, presidente licenciado do PSD em Santa Catarina, o panorama exigiu uma engenharia, um novo formato para potencializar as eleições municipais de 2016.
“Por isso a decisão de se formar uma aliança vertical entre PSD, PSB e PR, de forma que tenhamos o maior número de municípios no pleito de 2016, respeitando as questões locais para se estabelecer formas de convivência. Isso vai nos permitir um resultado eleitoral melhor”, pontua.
Bornhausen (PSB) e Mello (PR) compartilham a mesma opinião e veem a criação da aliança com bons olhos.
Cada eleição é uma eleição, destaca o deputado do PSB. Mas quando as regras vão ficando claras e ao mesmo tempo o cenário político eleitoral nacional vai trazendo uma realidade, é preciso discutir também essa realidade estadualmente e municipalmente.
“Queremos esta solução seja o canal indutor para que os partidos nos municípios encontrem as convergências e caso não encontrem, que se mantenha pelo menos a boa convivência para que a disputa seja leal. Se tivermos sucesso nessa condição em nível estadual, é lógico que teremos desdobramentos no futuro”, destacou Bornhausen, lembrando que hoje “os três partidos representam 20% no Congresso Nacional e portanto formam uma base que passa a ter uma autossuficiência com relação à possibilidade de ocupação de espaço determinada pela legislação de TV e rádio.”
Mello disse que a aliança é uma alternativa frente à reforma eleitoral.
“Onde for possível estarmos juntos, estaremos, onde tivermos candidaturas pontuais, cada um vai caminhar com a sua candidatura de forma respeitosa, para que não haja nenhum dissabor. Estamos inovando e fazendo com oque o desejo de Santa Catarina esteja acima de qualquer interesse pessoal de partido político. Queremos uma grande eleição em 2016”, ressaltou o deputado do PSB.
O foco agora, conforme os três líderes, é que as bancadas se reúnam constantemente, conversem em busca de consensos para se potencializar e otimizar os resultados das eleições de 2016 nos 295 municípios.

Fotos: Carlos Kilian, ag. Alesc, divulgação